17/11/2021 às 16h20min - Atualizada em 17/11/2021 às 16h20min

Booking.com lança selo de viagem sustentável

FONTE E FOTOS: Bianca Carvalho - bianca.carvalho@edelman.com
Um dos estabelecimentos com o selo Viagem Sustentável no Brasil
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Objetivo é fomentar mais variedade de estadias ambientalmente responsáveis no setor

A Booking.com, uma das plataformas digitais de viagem líderes no mundo, acaba de anunciar o lançamento do selo ‘Viagem Sustentável’, cujo objetivo é fornecer informações importantes para todas as pessoas que desejam viajar de forma mais responsável com o meio ambiente. O selo está disponível para todas as propriedades que implementaram um conjunto de práticas e que cumprem o requisito mínimo de impacto para o destino em que estão. Afinal, de acordo com levantamentos da Booking.com, 81% dos viajantes globais desejam se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano e mais de dois terços (67%) dos viajantes esperam que o setor ofereça mais opções nesse sentido. A iniciativa é a primeira do tipo no setor e visa oferecer aos viajantes uma forma clara, consistente e fácil para identificar estadias mais sustentáveis, independentemente do destino que desejam conhecer.
A ambição da empresa, aliada à Travalyst Coalition, da qual a Booking.com é parceira-fundadora, é criar uma medida universal e transparente para informações de propriedades sustentáveis em todo o setor. A primeira versão do selo, que chancela o primeiro conjunto de atributos validado pelo Travalyst Independent Advisory Group, tem como foco destacar as práticas que são mais importantes para diversos tipos de acomodação, além de mostrar seu potencial de alto impacto.
Com base nos padrões já estabelecidos para acomodações sustentáveis, a Booking.com colaborou com especialistas do setor, inclusive por meio do seu papel de liderança na Travalyst Coalition, para identificar um conjunto das práticas mais impactantes que uma propriedade deve considerar. São cinco áreas principais: lixo; energia e gases do efeito estufa; água; apoio às comunidades locais; e proteção à natureza. Atualmente, essa estrutura principal está dividida em 32 medidas ou práticas específicas de sustentabilidade que as propriedades podem implementar – desde a eliminação de produtos de higiene com embalagens descartáveis ou a mudança para lâmpadas LED, até o funcionamento da acomodação com fontes de energia 100% renováveis ou o investimento de certa porcentagem dos lucros na comunidade local e em projetos de conservação.
Para cada uma dessas práticas, a Booking.com também trabalhou com a reconhecida empresa de consultoria de sustentabilidade, a Sustainalize, para desenvolver uma metodologia sólida que avalia o peso relativo dessas práticas dentro de um modelo. Como esse peso depende totalmente do impacto social e/ou ambiental das práticas, o modelo serve para identificar parceiros que buscam adotar iniciativas significativas de sustentabilidade. O cálculo também considera a localização da propriedade e seu tamanho, melhorando a precisão e aplicabilidade do modelo em relação à grande variedade de parceiros da Booking.com. Informações mais detalhadas sobre como propriedades do mundo todo receberam o selo estão disponíveis nesta seção atualizada do Manual de Viagem Sustentável, no Partner Hub da Booking.com.
 
Durante a primeira fase do lançamento, o selo ‘Viagem Sustentável’ e uma visão geral das iniciativas de sustentabilidade da propriedade estarão disponíveis nas páginas das propriedades no app e no site da Booking.com, no mundo todo. À medida que o lançamento continua, o ícone ‘Viagem Sustentável’ também vai começar a aparecer nos anúncios das propriedades na página de resultados de pesquisa nas próximas semanas, junto com um filtro de Viagem Sustentável.


 
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