Brand-News Publicidade 1200x90
16/11/2021 às 15h15min - Atualizada em 16/11/2021 às 15h15min

Podcast infantil ‘Rádio Traquinagem’ é finalista no Prêmio Jabuti

FONTE: Jéssica Balbino - FOTOS: Divulgação
Equipe Rádio Traquinagem
,
Comandado pela escritora Leila Vilhena e pela apresentadora mirim Liz Aguiar, projeto criado em Poços de Caldas foi reconhecido pelo principal prêmio de literatura do país no Eixo Inovação - Formação de Leitores

Criado durante o período da quarentena no início da pandemia do coronavírus (Covid-19), o podcast infantil Rádio Traquinagem, comandado pela escritora Leila Vilhena, apresentado por ela e pela apresentadora mirim Liz Aguiar, alcança, atualmente, cerca de 4,4 mil crianças e é finalista do Prêmio Jabuti, o principal prêmio de literatura do país no Eixo Inovação - Formação de Leitores
Entre as crianças impactadas com o projeto estão alunos de escolas públicas de Poços de Caldas e de várias outras cidades brasileiras que acompanham as histórias narradas pelas próprias escritoras e escritores convidados. Além de trazer a literatura de um jeito leve para essa meninada, o programa traz os bate-papos de Leila e Liz, sempre trazendo reflexões sobre os temas trazidos pelos livros. Por lá já passaram nomes como Marilda Castanha, Daniel Munduruku, a Fafá, do canal Fafá Conta, André Neves, Kiusan de Oliveira e muitos outros.

O podcast está finalizando sua segunda temporada e foi considerado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) como um dos 10 projetos mais inovadores do Brasil, dedicados à Inovação em Formação de Leitores. Assim, a iniciativa da Associação Casa da Árvore, realizada com apoio do Instituto Alcoa, é finalista do Jabuti, o mais importante e tradicional prêmio literário do nosso país. Certamente, além de representar uma grande conquista para toda a equipe do projeto, essa conquista demonstra a seriedade com que toda a produção do podcast é feita para chegar de uma forma brincante aos ouvidos e à imaginação de tantas crianças. 

Questionada sobre o que tem de singular no projeto, Leila Vilhena destaca que é o cuidado com que tudo é produzido. “A escolha dos livros, a conversa em torno deles. E, claro, temos uma apresentadora mirim, já que nosso público é infantil”, disse. “Ficamos imensamente felizes em estar entre os 10 projetos escolhidos para serem finalistas no Prêmio Jabuti. Sabemos que existem muitos outros excelentes projetos sendo desenvolvidos pelo Brasil inteiro, então estar aqui hoje é realmente especial”, destaca Leila.

A Rádio Traquinagem que teve início em 2020, com episódios semanais em sua primeira temporada, que já está disponível no Spotify e outras principais distribuidoras de podcasts. Em 2021, passou a produzir episódios quinzenais e distribuir aos pequenos ouvintes - e também aos professores - através do WhatsApp, as produções inéditas de maneira antecipada. Os professores e professoras que se inscreveram recebem ainda um plano de aula exclusivo, que tem a literatura infantil como base para reflexões e discussões entre a escola, os alunos e as famílias. O cadastro para receber os conteúdos pode ser feito pelo site, onde também estão disponíveis os materiais pedagógicos desenvolvidos pela equipe da organização social.

OLHAR GENUÍNO - O podcast traz, através de uma proposta lúdica, temas transversais através de lendas populares, música e contação de histórias. A presença de Liz, uma criança de nove anos na apresentação, agrega espontaneidade ao podcast, já que oferece um olhar genuíno sobre o universo infantil, como linguagem, gostos, formas de enxergar a vida, tudo que é particular dessa fase. A apresentadora mirim conta que, quando o projeto começou, não pensou no tamanho do alcance e na grandeza que o mesmo atingiria, mas se orgulha do que conquistou. 
“Essa é a forma que acreditamos ser o ideal, porém a Traquinagem teve início apenas como um projeto cultural que foi distribuído pelo Sesc da Avenida Paulista. O sucesso foi tanto, que já no primeiro mês de distribuição estávamos com mais de 800 famílias inscritas espontaneamente na lista de transmissão. Estávamos com ouvintes de 23 Estados brasileiros e em mais de 12 países espalhados pelo mundo. Na segunda temporada iniciamos essa nova versão, voltada para a educação pública, no segundo semestre de 2020 em parceria com o instituto Alcoa, do qual é nosso apoiador até hoje”, encerra Leila. 

Na equipe, além de Leila Vilhena e Liz Aguiar, compõe a Traquinagem a designer educacional Marcelle Móras e a articuladora de redes Franciele Rezende. Além da área pedagógica ainda estão envolvidos no projeto o designer Paulo Thothy e o designer de som Felipe Dias.

Para ouvir os episódios e saber mais sobre a rádio, visite o site https://www.traquinagem.com.br/ 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.