11/11/2021 às 15h57min - Atualizada em 11/11/2021 às 15h57min

Aparando o Futuro: exposição com obras feitas com aparas e tocos de lápis coletadas em programa de logística reversa da Faber-Castell chega a São Paulo

FONTE E FOTOS: Márcia - jeferson.vita@sevenpr.com.br
LIBERDADE: feita com aparas de lápis

Assinadas pela artista plástica Maria Fernanda Guerreiro, obras construídas a partir de materiais recolhidos pelo Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita da Faber-Castell, feito em parceria com a TerraCycle
 
Acreditando no potencial de ações sustentáveis de alto impacto social e ambiental, a Faber-Castell mantém, em parceria com a TerraCycle , líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, o Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell. Existente desde 2012, o projeto pioneiro já arrecadou mais de 16 toneladas de materiais de escrita, incluindo suas respectivas embalagens, e realizou doações para entidades sem fins lucrativos e escolas de escolha dos participantes. Parte desses materiais foi destinada ao "Projeto Aparando o Futuro'', da artista plástica Maria Fernanda Guerreiro, que reaproveitou os itens para produzir obras de arte, que têm como principal objetivo virarem símbolos de apoio mútuo entre alunos de comunidades carentes e escolas privadas, oferecendo oportunidade para ambos os lados, a partir de um gesto simples: juntar aparas de lápis que antes iriam para o lixo. A obra "ÍMPAR" mostra uma digital revelando que, "se por um lado todos somos ‘iguais’ por termos uma, por outro lado também somos todos ‘únicos’ já que cada um tem a sua", explica Maria Fernanda.
 
Outra obra que estará presente na exposição é LIBERDADE. "Você consegue imaginar um futuro sem educação no presente? Assim nasceu ‘LIBERDADE’: feita com aparas de lápis, essa obra tem a tridimensionalidade de um rosto saindo do quadro. E ele sai justamente porque só com a educação conseguimos a liberdade de sermos o que quisermos sem precisarmos ficar presos às poucas oportunidades que uma condição social baixa oferece. ‘Liberdade’ de ser, fazer e sonhar com um futuro melhor é o que desejo para cada criança", explica Maria Fernanda.
"Pode ser com um lápis de cor, um tijolo na parede ou um galho riscando o chão de terra. Desenhar faz parte do ser humano. É assim desde os homens das cavernas. Histórias são contadas. Sonhos são ouvidos. Desenhar é o primeiro passo para a alfabetização. E, se por um lado é preciso tempo para realizar sonhos e espaço para que eles tomem forma, por outro é preciso oportunidade de educação com qualidade para deixar esse tempo mais perto do espaço", afirma Maria Fernanda Guerreiro.
 
O resultado do trabalho desenvolvido por Maria Fernanda Guerreiro será aberto ao público, do dia 11 de novembro a 26 de novembro, com hora marcada, na Galeria Raw, localizada na rua Augusta, 2529, em São Paulo. Além de reaproveitar o material, a artista vai doar 25% do valor obtido com a venda das obras para a instituição sem fins lucrativos Ponto de Luz.
Como uma empresa que tem como propósito estimular a criatividade das pessoas, a Faber-Castell apoia a arte e a cultura em suas mais diversas formas, o que está totalmente alinhado ao projeto Aparando o Futuro. Além disso, para a companhia, sustentabilidade é uma grande preocupação há muitas décadas e se estende a todos os processos produtivos da empresa.
"Temos um compromisso com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental em todo o nosso processo. Por esta razão, o programa de logística desenvolvido em parceria com a TerraCycle tem grande representatividade para nós. O trabalho criado pela Maria Fernanda nos faz ter ainda mais orgulho de nossos esforços. Esperamos que este exemplo inspire mais pessoas a abraçarem a causa da sustentabilidade e transformar suas vidas por meio da criatividade", comenta Miguel Feres, diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Faber-Castell Brasil.
Para mais informações sobre o projeto e agendar a visita, acesse este link .

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp