10/11/2021 às 16h36min - Atualizada em 10/11/2021 às 16h36min

Poços participa em BH da Semana Internacional do Café

FONTE: Siomara Bonafé - FOTOS: Agência Brasil - EBC
,
De hoje (10) até sexta-feira (12), Poços de Caldas marca presença na principal ação de promoção do café brasileiro para o Brasil e o mundo. A Semana Internacional do Café (SIC), que acontece no Expominas, em Belo Horizonte (MG), é considerada uma das maiores feiras do mundo e o grande encontro de profissionais que têm o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.
Em conformidade com protocolos sanitários, a SIC reúne nomes relevantes do mercado e oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor em palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. O evento conta ainda com transmissão ao vivo, marcando presença digital em conteúdos simultâneos.
 
“É a primeira vez que Poços de Caldas está em uma feira tão importante, levando os cafés da cidade para serem divulgados e apreciados por especialistas e compradores mundiais”, disse Siomara Bonafé, presidente do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau. Presente ao Expominas, ela diz que estar na SIC é se conectar com o que há de mais inovador no mercado de café. “Estaremos em evidência no maior encontro de café do Brasil e um dos cinco maiores do mundo”, ressaltou.
De acordo com Siomara, esta será uma grande oportunidade para que os agricultores locais apresentem os sabores de nossa terra vulcânica e terroir diferenciado. “Nosso solo vulcânico possui características singulares, com um clima e relevo que propiciam a produção de cafés de qualidade. Dentre as variedades produzidas temos o mundo novo, catuai, bourbon, arara, Icatu e acaia. Na última safra, apesar de uma produção baixa, foram produzidos aproximadamente 120 mil sacas destas variedades”, disse.
Além do sabor e aroma diferenciados, lembrou, a cidade possui uma rica história do café - já que estas produções atravessaram gerações e foram construídas com trabalho e dedicação destas famílias.
 
No stand da prefeitura de Poços estarão acontecendo importantes reuniões com o INDI-MG (Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais), agência de promoção de investimentos e comércio exterior do estado. Segundo Siomara, na quinta e sexta-feira haverá aulas para baristas, ministradas por professores da Faculdade de Gastronomia do SENAC-Minas. “Com apoio de sua equipe, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago de Paula Mariano, está conduzindo o projeto que visa o crescimento de Poços na área da cafeicultura”, enfatizou a presidente do PC&VB.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp