10/11/2021 às 14h58min - Atualizada em 10/11/2021 às 14h58min

Concurso cultural ‘Quem Sonha Poupa’ premiará 10 jovens com bolsas de estudo no exterior

FONTE: FEBRABAN - FOTO: Reprodução Google
,
Ação ocorre durante a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), de 8 a 14 de novembro, e tem como objetivo estimular o hábito de poupar
 
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) realiza pelo terceiro ano consecutivo o concurso cultural Quem Sonha Poupa. A iniciativa é voltada a jovens de 18 a 28 anos e acontece durante a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), entre os dias 08 e 14 de novembro de 2021. O objetivo da ação é estimular o conhecimento, a reflexão e a conscientização sobre a importância de criar, desde cedo, o hábito de poupar.
Serão escolhidos 10 ganhadores, dois por região do país. Cada um receberá uma bolsa de estudos no exterior no valor de R$ 20 mil.
A 2ª edição do concurso, em 2020, alcançou mais de 38 milhões de pessoas por meio do site, redes sociais e YouTube. O hotsite da ação registrou mais de 262 mil visitantes únicos acessando os conteúdos educativos disponibilizados. Mais de 18 mil pessoas se inscreveram para participar do concurso e 17,4 mil concluíram a enquete com 20 questões sobre os temas poupança e investimentos.
"Quanto mais cedo começar a guardar dinheiro, menos esforço o indivíduo precisará fazer no futuro para realizar seus projetos de vida e conquistar sua independência financeira. Por isso a ação Quem Sonha Poupa tem como foco jovens que estão iniciando suas carreiras profissionais e começam a receber seus primeiros salários", explica Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da FEBRABAN.
 
COMO VAI FUNCIONAR - O processo possui três etapas:
1. Estudo: Serão disponibilizados no hotsite do Concurso Cultural Quem Sonha Poupa vídeos, e-book, artigos e outros materiais com conteúdo de educação financeira para estudo. O jovem é incentivado a buscar informações complementares em outras fontes seguras (Banco Central, CVM, Anbima, B3, Susep e outros órgãos), além da mídia especializada.
 
2. Quiz: O jovem inscreve-se no hotsite, estuda e reponde a um questionário que busca avaliar seu conhecimento e estimular o aprendizado sobre o tema. Os 50 mais bem colocados, sendo 10 por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), conforme as regras do Regulamento, serão classificados para a etapa seguinte.
 
3. Vídeo: Os 50 selecionados enviam um vídeo inédito de 2 minutos com um depoimento pessoal. Os vídeos serão avaliados por integrantes da Comissão de Cidadania Financeira e pela Comissão Organizadora.
 
PREMIAÇÃO - As bolsas de estudo dão direito à realização de um curso de língua inglesa semi-intensivo, com quatro semanas de duração, realizado em instituição de ensino no exterior, de comum acordo entre o participante ganhador e a FEBRABAN, observado o valor previsto da premiação.
O valor de cada bolsa engloba gastos relacionados à viagem e ao curso de língua inglesa, incluindo o pagamento da matrícula e do curso de inglês na instituição de ensino onde o curso será realizado; passagens aéreas de ida ao exterior e de volta ao Brasil; hospedagem em casa de família no período de realização do curso, com café da manhã e jantar inclusos oferecidos pela família; e seguro-viagem.
 
SOBRE A SEMANA ENEF - A Semana Nacional de Educação Financeira é uma mobilização nacional para disseminar conhecimento e promover a tomada de decisões financeiras conscientes e autônomas na população brasileira. A cada ano, a Semana ENEF ganha amplitude, com um número cada vez maior de iniciativas de educação financeira articuladas por organizações públicas e privadas em todo o território nacional. Em 2020, a 7ª Semana ENEF contou com um expressivo aumento na quantidade de público alcançado, atingindo 1,1 milhão de pessoas por meio de ações individualizadas, incluindo palestras, cursos e outras atividades, e 105,9 milhões por alcance das mídias de massa (campanhas, rádio, TV, SMS, vídeos e outros).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp