10/11/2021 às 14h54min - Atualizada em 10/11/2021 às 14h54min

“Freud sem traumas”

FONTE E FOTO: Dedicata Comunica
,
Com pitadas de humor inteligente, livro descomplica as principais teorias do pai da psicanálise, mostrando a atualidade do pensador na vida contemporânea
 
Por que será que Sigmund Freud continua a marcar presença no nosso cotidiano e nas manifestações culturais? Ideias como ato falho, complexo de Édipo, “sexualidade reprimida” e “negação”, usadas de maneira equivocada, estão o tempo todo por aí. O jornalista e pesquisador Alexandre Carvalho, então, ajuda a entender as tantas confusões que fazemos no dia a dia em Freud sem traumas (LeYa Brasil).
 
Descomplicar as principais teorias de Freud e corrigir mitos associados ao pensador austríaco é o objetivo do livro. Mas a obra vai além. Alexandre Carvalho ainda explica para o público não especializado como o pai da psicanálise segue mais perto do mundo contemporâneo do que se imagina: desde sua influência na criação do marketing moderno e da nossa visão da sexualidade até, por exemplo, na explicação dos impulsos destrutivos do indivíduo em sociedade, que podem se manifestar em fenômenos de massa (como no nazismo e em movimentos recentes no Brasil e em outros países).
 
O autor propõe uma jornada de autoconheci­mento, “afinal, sonhos, sexualidade, emoções e conflitos de personalidade são o material sofisticado de que somos feitos - o estofo da nossa própria humanidade, e elucida muitas das questões da sociedade atual”, diz.
 
Para Alexandre Carvalho, rever as ideias de Sigmund Freud - cujo legado terapêutico se impõe em tempos tão à flor da pele - é indispensável num planeta que bate recordes de distúrbios emocionais como ansiedade e depressão, seja pela pandemia, seja pela quebra de autoestima provocada pelas redes sociais. Como caminhar na descoberta de quem somos, então?
 
“Seria o Instagram um portal de acesso ao nosso inconsciente? Quanto de neurose, atos falhos e perversões é possível adivinhar numa selfie?”, provoca o autor, ao apontar a psicoterapia como antídoto à ilusão das redes e garimpo do eu verdadeiro e (sempre) imperfeito.
 
Com um texto embasado em vasta pesquisa, ao mesmo tempo acessível e atraente, e com pitadas de humor inteligente, este livro vai ajudar o leitor a enten­der de vez conceitos como interpretação dos sonhos, id, ego e superego, o desenvolvimento da sexualidade na mente humana, perversões, pulsão de morte e o mal-estar do indivíduo em meio às exigências da vida em sociedade, além dos pilares da psicanálise como terapia, que apontou caminhos para todas as que vieram depois dela.
 
SOBRE O AUTOR - Alexandre Carvalho é jornalista, au­tor de Inveja: como ela mudou a história do mundo (LeYa, 2015). Escreve para as revistas Você S/AVida SimplesAventu­ras na História Empresário Digital. Cola­borador fixo da Superinteressante, editou uma série de publicações especiais, como A vida e as lendas dos santos (2018) e Os 50 filmes mais inteligentes de todos os tempos (2020). Estudioso da psicanálise, Alexandre acredita que todas as pessoas deveriam fazer terapia.
 
 
SERVIÇO:
Freud sem traumas: Para você entender, de uma vez, as teorias que desvendaram a mente humana e mudaram o mundo - e as nossas vidas
Editora LeYa Brasil
Páginas: 240
Preço: R$ 40,00
Preço e-book: R$ 28,00

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp