08/11/2021 às 17h26min - Atualizada em 08/11/2021 às 17h26min

Pousadas e hotéis investem em apresentações de música clássica ao vivo

FONTE E FOTOS: Brenda Dantas - brenda@visarplan.com
Pousada do Sandi
,
Apreciar uma apresentação de música erudita no café-da-manhã é uma experiência que a Pousada do Sandi, em Paraty (RJ), vem promovendo nas manhãs de sábado, para deleite dos hóspedes. O projeto faz parte das iniciativas de cunho social da pousada, que se uniu à Prefeitura para formar a Orquestra Sinfônica Municipal de Paraty, composta por 60 crianças e jovens de diferentes bairros da cidade.
“Estamos liderando a captação de recursos para comprar os instrumentos e equipar a orquestra, enquanto a Prefeitura vai se encarregar da manutenção do projeto, que também inclui uma escola de música”, conta o empresário Sandi Adamiu, proprietário da pousada.
Sob a batuta do maestro Weslem Daniel, aprendiz e musicista desde os nove anos, a Orquestra conta com centenas de jovens aprendizes e músicos de 60 bairros da cidade. Para prestigiar o projeto social, os jovens da Orquestra Sinfônica Municipal de Paraty têm se apresentado, em formação de duo, trio ou quarteto, aos sábados, durante o horário do café da manhã.
“Esperamos e estamos confiantes de que já no próximo Natal realizaremos o sonho de ter a Orquestra completa fazendo um belo concerto na praça”, adianta Sandi Adamiu.
 
O Hotel Toriba, em Campos do Jordão (SP), também aposta na música ao vivo como atração diferenciada. Conhecido como um dos hotéis mais musicais do Brasil, o Toriba oferece durante o ano inteiro, o programa Toriba Musical, sob a direção artística do pianista Antonio Luiz Barker. Em 2018, foi lançado o primeiro CD Toriba Musical com 20 faixas interpretadas por oito dos artistas que integram o grande elenco musical do hotel.
“A programação é cuidadosamente preparada para enobrecer essa belíssima arte e presentear os hóspedes e visitantes com repertórios diversos, como recitais clássicos de piano e música instrumental, de canto lírico e ainda de jazz e música popular”, conta o empresário Aref Farkouh, proprietário do Toriba.
Desde outubro de 2021, o hotel conta com um novo espaço, o “Palcoscenico Toriba”, acústico e transparente, com paredes de vidro que descortinam a deslumbrante paisagem da Mantiqueira no entorno. O local vai abrigar concertos e apresentações como a Ópera Gianni Schicchi de Giacomo Puccini, que marcou a sua inauguração.
 

INCENTIVO AOS PROJETOS SOCIAIS - Para além da música, o Toriba incentiva a arte em suas diversas manifestações, patrocinando os projetos sociais da Associação dos Amigos de Campos (AME), o Coral das Meninas Cantoras e o projeto Bailarinas de Campos do Jordão.
A Pousada do Sandi, por sua vez, apoia há alguns anos o projeto social Educar Pela Dança, da Associação Cia Dança e Arte Paraty, destinado a atender a crianças, jovens e adultos com aulas gratuitas de ballet e jazz. Desde 2004, o projeto já atendeu mais de 2 mil alunos.
“No início deste ano, doamos todo o piso apropriado para as aulas de dança, um equipamento de extrema importância para a evolução e desempenho dos alunos”, diz Sandi.
Para prestigiar os projetos sociais e os hóspedes da pousada, aos sábados, a Cia de Dança e a Orquestra Municipal se revezam, oferecendo pequenas apresentações.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp