04/11/2021 às 16h07min - Atualizada em 04/11/2021 às 16h07min

Comissão retoma debate sobre qualidade das águas no município de Poços de Caldas

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas

Os integrantes da Comissão Especial das Águas da Câmara de Poços, durante reunião no final do mês de outubro, retomaram a discussão do relatório apresentado em 2012, contendo um diagnóstico da qualidade das águas do município e seu entorno, nos aspectos físico, químico, biológico e radioativo. Ainda no encontro, a comissão decidiu por reiterar todos os ofícios encaminhados aos órgãos competentes naquela época, cobrando uma resposta das providências tomadas após apontamentos feitos no documento.
 
A Comissão das Águas iniciou os trabalhos no ano de 2010, após iniciativa da vereadora Regina Cioffi (PP). Esta foi a quarta reunião em 2021, sendo a segunda presencial. “Levamos ao conhecimento dos atuais integrantes esse relatório, apresentando como ele foi feito. Foi um trabalho com muito compromisso, sem cunho político, para saber, realmente, o que estava acontecendo com águas de Poços. Falamos dos pontos críticos, por exemplo com relação a metais pesados no Bortolan, coliformes fecais em vários locais, os pontos em que foram encontrados urânio e agrotóxicos. Estarmos retomando essas questões e iremos reiterar os ofícios, porque a maioria não encaminhou resposta. Após isso, se continuarmos sem resposta com relação a providências, vamos encaminhar ao Ministério Público. Essa é uma decisão do grupo para que as coisas caminhem”, afirma a presidente da comissão vereadora Regina.
 
Ainda segundo a legisladora, alguns documentos solicitados à INB já foram encaminhados, entre eles o Plano de Ação para Regularização de Segurança da Unidade em Descomissionamento de Caldas – UDC (Caldas/MG); Planejamento para Elaboração do Plano de Abandono e para Aperfeiçoamento do Plano de Recuperação das Áreas Degradadas da Unidade em Descomissionamento de Caldas - UDC (Caldas/MG); Relatório de Inspeção de Segurança Regular de Barragem – Barragem de Rejeitos; Relatório de Inspeção de Segurança Regular da Barragem – Barragem das Águas Claras. “Novamente, foi abordada a questão dos impactos da Unidade em Descomissionamento na Bacia de Águas Claras. O representante da INB, Sr. Fábio Willian Rodrigues, disse que estão tomando providências e a comissão pediu que as ações sejam apresentadas detalhadamente. Os demais relatórios, contendo a situação das barragens, se estão seguras, já estão em minhas mãos para devida análise”, comenta a parlamentar.
           
Fazem parte da Comissão das Águas os vereadores Regina Cioffi (PP), Roberto Santos (Republicanos), Luzia Martins (PDT), Tiago Braz (Rede) e Wellington Paulista (DEM), além de representantes da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), INB (Indústrias Nucleares do Brasil), Unifal, PUC Poços de Caldas, CBH Mogi/Pardo (Comitê da Bacia Hidrográfica – Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo), Secretaria Municipal de Planejamento, ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento),  DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) e 25ª Subseção da OAB/MG.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp