01/11/2021 às 14h19min - Atualizada em 01/11/2021 às 14h19min

Aproveite o feriado e veja a lista de jogos de tabuleiro para se divertir e aprender inglês

FONTE: Queissada Comunicação – FOTOS: Divulgação
, 
Um desejo que muitos pais têm sobre a educação de seus filhos é inserir outro idioma no cotidiano das crianças. As vantagens de aprender um novo idioma desde cedo são muitas, tanto para a apreensão facilitada da língua materna quanto da estrangeira, quanto para o desempenho cognitivo em diversas áreas do crescimento da criança. De acordo com estudos conduzidos pela instituição canadense York University, quando o bilinguismo é desenvolvido na infância, as crianças aprendem melhor a se expressarem com o vocabulário de ambos os idiomas, elas podem aprimoram habilidades lógicas e de multitasking de maneira mais fácil e criativa.
Para que o aprendizado do inglês não se torne maçante e possa ser uma experiência prazerosa para a criança e para os pais, abordagens lúdicas são frequentemente utilizadas nos momentos de ensino. Como a informação é passada de forma descontraída e divertida, a assimilação de vocabulário, regras e conteúdo é mais fácil, independentemente da faixa etária. A gamificação no processo educacional, com destaque para o ensino de uma segunda língua como o inglês, não é vista como distração, mas sim como uma estratégia que estimula o interesse, a motivação e a compreensão do que é transmitido.
 
Augusto Jimenez, psicólogo e especialista em educação, destaca que o uso de metodologias ativas é essencial para o ensino do inglês para crianças na sala de aula e, também, em casa: "No aprendizado ativo, que engloba o uso de jogos, conseguimos trabalhar com as crianças a interpretação, o raciocínio lógico, a comunicação, trabalho em equipe, entre outros aspectos cognitivos, de forma dinâmica e fluída. Quando esse estímulo se dá de maneira constante, pelos pais e pelos professores, o idioma e as habilidades sociocomportamentais importantes para o crescimento se tornam parte da rotina do conhecimento delas", explica o diretor da Minds Idiomas.
 
Augusto Jimenez ainda dá dicas de jogos de tabuleiro para aprender um novo idioma se divertindo com as crianças:
 
• Taco Goat Cheese Pizza
 
O jogo de cartas é indicado para todas as idades e para jogar, as cartas são descartadas enquanto as palavras que dão título ao jogo são repetidas até a imagem e a palavra coincidirem. "Taco Goat Cheese Pizza" ajuda a trabalhar a memória, agilidade e concentração
Imagem: Dolphin Hat Games
 
 
• Scrabble Game
 
O clássico "Scrabble Game" consiste em formar diferentes palavras com as letras disponíveis no tabuleiro e nas peças, quanto mais palavras, mais pontos o jogador faz. O jogo de tabuleiro ajuda a exercitar a criatividade, a memória, o pensamento lógico e o vocabulário.
Imagem: Hasbro Gaming
 
 
• Heads Up!
 
"Heads Up!" foi criado pela apresentadora estadunidense Ellen DeGeneres e é, basicamente, um jogo de "quem sou eu?". Com cartas de ação e palavras posicionadas na testa, os jogadores tentam adivinhar suas cartas através de perguntas e descrições. Além da versão de tabuleiro, o jogo também está disponível, em inglês, em aplicativo de celular e tablet.
Imagem: Spin Master Games

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp