28/10/2021 às 17h03min - Atualizada em 28/10/2021 às 17h03min

Começa hoje o 36º Natal Luz de Gramado, o maior espetáculo natalino do Brasil

FONTE: Assessoria de Imprensa 36º Natal Luz de Gramado - FOTOS: Cleiton Thiele

Evento realizado pela Gramadotur vai até 30 de janeiro de 2022; todos os protocolos de segurança foram aprovados pelo Governo do Estado
 
Luzes, encantamento, alegria, arte, envolvimento comunitário e solidariedade. São muitas as marcas do 36° Natal Luz de Gramado, que inicia nesta quinta-feira, dia 28 de outubro de 2021, e encerra no dia 30 de janeiro de 2022. E na edição deste ano, a magia e a biossegurança andam juntas.
A segurança dos espectadores, artistas e equipes de apoio são a preocupação da Gramadotur, Autarquia organizadora do 36º Natal Luz. O evento teve seus protocolos de prevenção ao coronavírus aprovados pelo Governo do Estado, que preveem uma redução da capacidade de público para 30% do que seria previsto nos cinco principais espetáculos. Outras exigências que deverão ser cumpridas são a disponibilidade de álcool em gel, cumprimento de distanciamento e uso de máscaras para acesso em todos os locais. Cada atração possui um protocolo específico de acordo com o seu limite de público.
 
COMPROVANTE DE VACINAÇÃO - Os protocolos dos eventos, de acordo com o Governo do Estado, preveem a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação de acordo com o calendário em vigor no Rio Grande do Sul. Não poderá ser aceito, de acordo com o Estado, o comprovante de teste negativo. O que vale é o comprovante de imunização.
 
PROTOCOLOS PARA OS ESPETÁCULOS - Para o Nativitaten e o Natalis - A Criação, por exemplo, está sendo montada junto ao Lago Joaquina Rita Bier toda uma estrutura que inclui arquibancadas com capacidade para receber até 6 mil pessoas. No entanto, em função dos protocolos, a capacidade máxima recebida será de 2 mil pessoas. Os assentos serão demarcados de forma que seja mantido um distanciamento entre as pessoas. Haverá espaços para uma, duas, três ou até quatro pessoas agrupadas, destinadas a grupos familiares ou cohabitantes. Vão estar marcados os locais onde será permitido sentar.
A estrutura para o Grande Desfile de Natal - Celebrando Tradições, na parte externa do Expogramado, também terá capacidade limitada para até 1.600 espectadores (comportaria 4.600 pessoas). Os outros dois espetáculos, também construídos junto ao complexo do Expogramado, O Reino do Natal e O Primeiro Milagre do Menino Jesus também terão limitação de acesso de público.
Para maior segurança e respeito aos protocolos de biossegurança, os portões de acesso aos espetáculos serão abertos sempre 1h30 antes do início de cada atração. Toda equipe de receptivo, monitores, segurança e atendimento médico estarão devidamente treinados para melhorar receber os visitantes e orientando para que os protocolos sejam cumpridos por todos. Um sistema de som estará permanentemente informando e orientando o público em cada espetáculo.
 
ABERTURA COM GRANDE CONCERTO - A Gramadotur está preparando uma grande atração para hoje, 28 de outubro, no palco do Lago Joaquina Bier. É quando acontece o concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado e uma breve apresentação de cada grande espetáculo que vai ocorrer durante o 36º Natal Luz. A atração servirá também para marcar as comemorações dos 10 anos da Orquestra de Gramado, que terá regência do Maestro Linus Lerner. Para este momento único, foi realizada uma ação social de troca de alimento por ingresso coordenado pelo Gabinete da primeira-dama de Gramado. O show inicia às 19h30min.
 
DECORAÇÃO - De dia ou de noite, a decoração do Natal Luz promete encantar os gramadenses e visitantes. O projeto que tem as marcas da sustentabilidade, memória afetiva e ludicidade, tem a assinatura das gramadenses Neka Pante e Aline Herrman. Espaços que em anos anteriores não recebiam decoração, receberão uma atenção especial, como o Lago Negro, por exemplo. 
A limitação dos recursos financeiros, somado ao interesse de aproveitar elementos de edições anteriores, tornará esta edição do Natal Luz uma referência em sustentabilidade.  A proposta é mostrar que Gramado é uma pequena cidade na montanha. Entre os elementos decorativos estão alguns próprios de uma região montanhosa como lenha, feno, entre outros. Como sempre, as luzes terão predominância em toda a cenografia, com o uso de lâmpadas de led, refletores e mangueiras de neon.
 
CINCO ESPETÁCULOS PAGOS - Nesta 36ª edição do evento, estão previstos cinco espetáculos pagos, entre eles duas novidades:  O Primeiro Milagre do Menino Jesus e O Reino do Natal.  Também estão previstos o Nativitaten, O Grande Desfile de Natal - Celebrando Tradições e Natalis - A Criação. O valor dos ingressos varia de acordo com o espetáculo e a data da apresentação.
 
TANNENBAUM FEST - FESTA DOS PINHEIRINHOS - A Gramadotur, por meio do Tannenbaumfest, pretende incentivar o comércio, as famílias e as empresas da cidade a participarem da decoração natalina, buscando incluí-los na composição do Natal Luz de Gramado. A intenção é envolver a comunidade de forma ativa no clima natalino de Gramado. A decoração dos pinheiros será no dia 6 de novembro de 2021, a partir das 17h. Atração gratuita.
 
RENAS DECORADAS - A Rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro, será novamente a Rua das Renas Decoradas. Elas foram pintadas por 14 artistas plásticos gramadenses e expostas ao ar livre. Este é um cenário já tradicional do Natal Luz de Gramado.
Atração gratuita.
 
VILA DE NATAL - O mais autêntico artesanato de Gramado estará reunido na Vila de Natal, espaço situado na Praça das Etnias (ao lado da Estação Rodoviária). Em casinhas especialmente construídas para o evento, artesãos gramadenses vão expor e comercializar peças confeccionadas com as mais variadas técnicas, com o tricô, crochê, pintura em madeira, entre outras. O acesso à Vila é gratuito, porem respeitando todos os protocolos sanitários vigentes.
Este é o endereço da Casa do Papai Noel. O horário que ele estará na Vila, recebendo os pedidos e cartinhas das crianças e adultos, é das 14h às 18h. Ainda na programação da Vila, todos os dias, às 17h, acontece uma atração surpresa. Atração gratuita.
 
SHOW DE ACENDIMENTO DAS LUZES - Para não concentrar o público em apenas um local, nesta edição, o Show de Acendimento das luzes ocorrerá em cinco pontos diferentes, no Centro: Igreja do Relógio, Igreja Metodista, Loja Giovana Regali, Palácio dos Festivais e o prédio Residenz (na subida da Avenida Borges com a Praça do Moinho, próximo à Rua Torta,). O show terá efeitos sonoros, muito brilho, estrelas, enfeites e motivos natalinos, além do trenó do bom velhinho, culminando com o acendimento das luzes da cidade, tudo embalado por uma trilha sonora envolvente. A proposta é criar uma atmosfera de encanto e magia, visando despertar sentimentos de felicidade e emoções nos espectadores.
O horário de início do acendimento será às 19h45, diariamente, já a partir do dia 28 de outubro, junto com a abertura do Natal Luz.
 
CORRIDA E CAMINHADA DE NOEL - Para incentivar a prática de atividade física, novos hábitos saudáveis e cuidado com a saúde de forma temática, a Gramadotur promoverá Corrida e Caminhada de Noel. Como incentivo à participação, são oferecidas medalhas de participação e troféus para premiação, por categorias. O evento acontece no dia 28 de novembro, a partir das 8 horas com a largada no Expogramado.
 
TOUR DE NATAL E TRANSPORTE NOS DIAS DO ESPETÁCULO "O GRANDE DESFILE DO NATAL - CELEBRANDO TRADIÇÕES" - Para apresentar os locais dos
 espetáculos, detalhes da decoração e os bastidores do Natal Luz de Gramado, está sendo disponibilizado o "Tour de Natal". O roteiro será operado pela agência oficial Gramado Receptivo, empresa que desde 2016 tem trabalhado para bem receber e encantar os turistas na Região das Hortênsias.
A compra está disponível no site do Natal Luz, no ícone www.natalluzdegramado.com.br/espetaculo/tour-de-natal.
O passeio em um ônibus temático ocorrerá diariamente às 10h45. A duração será de aproximadamente duas horas.
 
PALCO PALÁCIO DOS FESTIVAIS - A partir do dia 10 de novembro, acontecem apresentações gratuitas às 19h no palco do Palácio dos Festivais. Serão shows natalinos de diversos segmentos culturais. Em breve será anunciada toda a programação.
 
SITE COM ACESSIBILIDADE - O site oficial - www.natalluzdegramado.com.br - conta com recursos de acessibilidade. Três ícones possibilitam ações que auxiliam no aumento de letras, contrastes para pessoas daltônicas, com tradução em libras e áudio-descrição. Esse trabalho de inclusão e acessibilidade está sendo desenvolvido pela Semearhis, um startup de Impacto Social 2.5 que atua na conexão da PCD ao mercado empregador.
 
VENDA DE INGRESSOS - A venda de ingressos para os espetáculos pagos do 36° Natal Luz está ocorrendo através do site. Lá podem ser conferidas as datas das apresentações de cada um dos shows e os respectivos valores (que variam conforme o dia e o espaço na plateia escolhidos).
 
O 36º Natal Luz de Gramado tem a apresentação oficial do BRADESCO. O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer, Stemac Grupos Geradores, Nacional Gás, Americanas, Stella Artois. Copatrocínio da Sky e apoio da Vinícola Miolo, Azul Viagens, Corsan, Hard Rock Café, Florybal, Adylnet e Governo do Rio Grande do Sul. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com o Natal Luz como 'Receptivo Oficial". A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado. Apoio na acessibilidade do Natal Luz é da Semearhis e o Agente Cultural é a AM Produções.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp