Brand-News Publicidade 1200x90
21/10/2021 às 17h07min - Atualizada em 21/10/2021 às 17h07min

Crianças e familiares atendidos pelo Instituto “A” vão conhecer o Zoo das Aves

FONTE E FOTOS: Prefeitura Municipal / Divulgação

Passeio acontece amanhã, reunindo cerca de 150 famílias, com apoio da Secretaria de Promoção Social
 
Em comemoração ao Mês das Crianças, o Instituto “A” de Apoio aos Autistas às Famílias, em parceria com o Zoo das Aves, vai levar as crianças e suas famílias (cerca de 150) para conhecer o zooparque. A ação, que acontece amanhã (22), contará com o apoio da Circullare Turismo, que vai disponibilizar dois ônibus para o transporte, já o lanche será oferecido pelo próprio Instituto.
Instalado em um uma área de 130 mil m2, o Zoo das Aves atua com educação ambiental e projetos de conservação e reprodução de aves em risco de extinção. Conta com 2 mil aves de 200 espécies diferentes - entre elas flamingos, araras, emus e mutuns. O local tem ainda Recintos de Imersão, onde as pessoas caminham lado a lado com as aves. Estes Recintos destacam importantes biomas como o da Mata Atlântica e o da Amazônia.
 
O Instituto “A”, criado em 2017 e presidido por Camila Nogueira Fernandes, foi reconhecido como entidade de utilidade pública - e como tal, respeitado o período de carência, como determina a legislação atual, poderá usufruir de benefícios, como concessão de auxílios, contribuições e subvenções concedidos pelo Poder Público. A lei, aprovada pela Câmara Municipal, foi sancionada e promulgada pelo prefeito Sérgio Azevedo no dia 24 de agosto.
Na oportunidade, durante reunião realizada em seu gabinete, Sérgio reconheceu o trabalho fundamental realizado pela entidade e reforçou a necessidade da parceria com a prefeitura. Camila disse que a atenção quase total do Instituto “A” é acolher as famílias, principalmente as “mães solo”. Ela lembrou que essas mulheres seguem sozinhas cuidando dos filhos porque foram abandonadas pelos parceiros após o diagnóstico de autismo.
 
Também no finalzinho de agosto, Camila esteve na Câmara de Poços, juntamente com Daniela Carvalho Dias, do Conselho Jurídico, atendendo ao convite feito pelo vereador Flávio Togni de Lima e Silva. Lá, ela falou sobre o trabalho da instituição, contou a emocionante história do filho Miguel e disse que aguardava ansiosa pelo próximo passo - ou seja, a conquista de uma sede própria para acolhimento e atendimento.
 
SEGURANÇA E ACOLHIMENTO - O Instituto “A” foi fundado em 2018 por um grupo de pais liderados pelo Gabriel Vilas Boas, pai do Matheus, e por Camila Nogueira, mãe do Miguel. Nasceu do sonho de ter um lugar onde pessoas com autismo pudessem se sentir seguras e acolhidas para serem quem são, e assim, conviver plenamente, sem julgamentos. O grupo, que começou com apenas seis integrantes, hoje conta com cerca de 150 famílias que dividem as alegrias e dificuldades do cotidiano com seus filhos autistas. O Instituto A também trabalha na criação de políticas públicas para pessoas com autismo e divulgação de informações de qualidade sobre o tema. Está no CONPEDE (Conselho da Pessoa com Deficiência).
 
O Instituto A está desenhado em três grandes frentes de trabalho:
Mães: acolhimento, fortalecimento de vínculo, empoderamento e geração de renda.
Autistas: convívio social, passeios e atividades extras (projetos de judô, dança, teatro, música, atividade física adaptada).
Palestras e seminários: sempre trazendo o olhar de dentro para fora do Espectro.
 
Entre as atividades já realizadas estão eventos do Dia Mundial do Autismo (2017, 2018, 2019 e 2021), Cessão de Cinema Azul (2018 e 2019), Piquenique Azul (2018, 2019 e 2021 - online), Seminário da Pessoa com Deficiência (2019 e 2020), Semana Azul de Conscientização do Autismo (2019), Passeata de Conscientização do Autismo, Campanha de conscientização do uso do símbolo do autismo nas placas de preferencial e Passeio ao Jardim Botânico de Poços de Caldas para realização da Pré-Conferência PCD.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.