14/10/2021 às 15h17min - Atualizada em 14/10/2021 às 15h17min

Marketing de influência foi a sétima habilidade mais procurada em 2020 no LinkedIn Learning

FONTE: Ink Comunicação - FOTO: Reprodução Google
Rodrigo Genoveze - Awin Brasil
,
Profissionais de diferentes setores querem conhecer ainda mais sobre a solução diante de um cenário em que as mídias sociais ganham cada vez mais espaço na publicidade
 
Classificado como a sétima habilidade mais procurada em 2020 no LinkedIn Learning, o marketing de afiliados ou de influência ganha cada vez mais destaque entre profissionais de diferentes setores diante de um cenário no qual as mídias sociais se destacam e tiram espaço da publicidade tradicional. O estudo realizado pelo próprio LinkedIn considerou dados de mais de 660 milhões de profissionais e 20 milhões de empregos e o resultado mostra que os canais de marketing de desempenho estão ganhando espaço entre as marcas.
 
Com base nos resultados da pesquisa, a Awin , uma das maiores especialistas em marketing de afiliados do mundo, debateu durante o Awin Thoughts, espaço dedicado à análise e discussão de temas e tendências, sobre a possibilidade de desenvolver treinamentos formais a respeito da solução. O Marketing de Afiliados/Influência é um método simples para rastrear e monitorar as atividades das empresas e influenciadores no ambiente virtual, que oferece resultados estruturados em vendas, exposição da marca e retorno sobre investimentos (ROI).
 
Entre as qualidades do marketing de afiliados está a capacidade de atuar em várias frentes ao mesmo tempo, ou seja, de possibilitar uma série de interações, parcerias e resultados dentro do ambiente digital, de maneira ágil e segura. Os anunciantes que obtêm sucesso no marketing de afiliados costumam conhecer os princípios básicos das disciplinas digitais.
 
Definido como uma solução basicamente digital, o marketing de afiliados utiliza o princípio de pagamento por desempenho. Mas, para o bom funcionamento da plataforma, é fundamental assimilar novas tecnologias e abordagens e reconhecer como elas podem auxiliar os afiliados que já utilizam a plataforma.
 
Embora os programas de afiliados sejam muitas vezes lembrados como campanhas, eles tendem a estar sempre ativos e ao mesmo tempo evoluem e se adaptam conforme as mudanças nas necessidades da marca e diante de um mercado em constante mudança. Há 15 anos, por exemplo, os anúncios patrocinados pelo Google funcionavam como uma parte crítica na gestão da campanha de uma marca.
Desde então, outros tipos de soluções e estratégias surgiram, como o Cashback, que é hoje o maior modelo em muitos países, enquanto em outros os cupons e códigos de cupons dominam.
 
Por isso, é necessário compreender as nuances regionais para gerenciar um programa global de afiliados. A navegação entre cupons, códigos, acordos, cashback, comparação de preços, conteúdo, blogueiros e influenciadores, resulta em observações ricas de como uma estratégia cuidadosamente elaborada ou uma parceria exclusiva pode ter impacto sobre a outra.
 
Existem outras habilidades importantes, para além do conhecimento do cenário de afiliados, e paralelo à gestão de relacionamento, fundamental para os programas de influência. Dentre elas estão o conhecimento e o domínio de relatórios, orçamentos, negociação e arbitragem, fundamentais para que se possa realizar análises estatísticas e verificar quais padrões estão sendo seguidos, se estão de acordo com os princípios das marcas e produtos, bem como quais insights são mais interessantes e recomendáveis.
 
Mas para que os resultados sejam ainda mais amplificados, a Awin acredita que o investimento em treinamento de marketing de afiliados é um caminho necessário e deve fazer parte dos programas de marketing. "No Brasil, a Awin oferece uma variedade de recursos de treinamento, com vídeos e guias online para auxiliar nossos parceiros a aumentar seu conhecimento sobre os afiliados a fim de garantir a otimização do programa. No ano passado, eles faturaram R$ 69,1 bilhões em receitas geradas para os anunciantes em 2020 em todo o mundo e queremos ajudar todos os nossos influenciadores a obter fontes adicionais de receita", informa Rodrigo Genoveze, country manager da Awin Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp