06/01/2021 às 17h03min - Atualizada em 06/01/2021 às 17h03min

Projeto “Cozinha Ancestral” valoriza culinária tradicional de Poços em série de 4 episódios

FONTE: Projeto Cozinha Ancestral
Um convite ao universo da cozinha sul-mineira, que tem em sua base a influência dos povos africanos, indígenas, de terreiros, comunidades tradicionais e manifestações da cultura popular. Essa é a proposta do projeto “Cozinha Ancestral”, série em vídeo construída em quatro episódios, que visa registrar e difundir a sabedoria ancestral presente no território de Poços de Caldas, por meio da culinária tradicional e popular.
O primeiro episódio foi lançado no dia 1º de janeiro, no canal do Poços Curte em Casa - Lei Aldir Blanc no YouTube (https://www.youtube.com/pocoscurteemcasa), tendo como foco a comida como lugar de cultura, trazendo uma reflexão sobre os hábitos e práticas culturais relacionadas com a alimentação e o lugar que, culturalmente, a comida ocupa no território de Poços de Caldas. O vídeo de estreia também abordou as comidas tradicionais nos festejos populares da cidade, além de compartilhar uma receita que representa a Festa de São Benedito.
O primeiro vídeo foi viabilizado através do Edital de Produção Cultural/Lei Aldir Blanc, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Poços de Caldas. Os demais episódios são executados com recursos do Fundo Estadual de Cultura e têm patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais. Os vídeos estarão disponíveis no canal https://bit.ly/38OfdxG.
O projeto vai possibilitar uma experiência palpável e afetiva aos espectadores através do reconhecimento e identificação com as histórias, ingredientes e formas de preparo. Mais do que vivenciar a prática culinária, o projeto visa conscientizar os participantes da importância desses elementos culturais presentes no nosso dia a dia.
A Equipe de Produção é composta por Thiago Anderson da Costa (Pesquisa e Produção), Fernanda Gonçalves Lourenço (Pesquisa e Produção), Thais Stephanie da Costa (Produção Executiva) e Francine Lopes Fernandes (Produção Executiva). O designer gráfico está a cargo de Plínio Corrêa Ventavele e a Equipe Técnica conta com Sabrina Carvalho Pereira e Pedro Henrique Delboni.
 
HISTÓRIA -  O projeto “Cozinha Ancestral” nasceu da percepção de que a culinária tradicional é desvalorizada na cidade, uma vez que é possível encontrar restaurantes com bases culturais asiáticas, italianas, mexicanas, mas nenhum espaço culinário voltado à culinária tradicional.
A iniciativa é fruto de uma pesquisa sobre culinária tradicional, popular e ritualística realizada desde 2018, no Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, em Poços de Caldas, e evidencia a riqueza cultural e tradicional preservada por povos tradicionais e que se estendem à comunidade, através de manifestações culturais e da formação socioidentitária do território.
“Para nós é uma alegria ver esta ideia se concretizando. É muito importante realizar atividades que contribuem para a preservação e a valorização da cultura dos povos de terreiros e, assim, colaborar para a desmistificação das religiões afros, em especial a Umbanda”, destaca o dirigente do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, Thiago Anderson da Costa.
Por meio da culinária tradicional e popular, os episódios visam registrar e difundir a sabedoria ancestral, transmitida de forma oral por meio de vivências, receitas e histórias. “Nós, enquanto dirigentes do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, sempre trabalhamos para promover ações que mostrem a riqueza presente dentro dos terreiros e assim contribuir para a difusão dos saberes, costumes, símbolos, valores e conhecimentos imateriais presentes na cultura afro-brasileira e na cultura popular dos povos de terreiros sul-mineiros, por meio da memória viva e afetiva da história oral, garantindo a manutenção desses saberes culturais ancestrais e a apresentação desses conhecimentos e expressões culturais as gerações futuras”, reflete a dirigente do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, Fernanda Gonçalves Lourenço.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp