13/10/2021 às 17h18min - Atualizada em 13/10/2021 às 17h18min

Faculdade Pitágoras participa de ação especial para conscientização e empoderamento feminino durante o Outubro Rosa

FONTE E FOTO: Ideal H+K Strategies

Alunos de enfermagem promovem ações voltadas para a importância do autoexame e tratamentos preventivos contra o câncer de mama
 
O câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já ultrapassou o de pulmão e se tornou a neoplasia mais comum no mundo. Pensando nisso e em chamar atenção para o Outubro Rosa, a Faculdade Pitágoras tem promovido diversas ações de conscientização e prevenção sobre o tema. A iniciativa é dos alunos do curso de enfermagem da instituição.
 
A busca por consultas com especialistas caiu durante a pandemia, é o que aponta o levantamento realizado pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec). A análise apurou que cerca de 47% das mulheres no Brasil deixaram de marcar consultas com ginecologistas ou mastologistas em decorrência da pandemia de Covid-19. Outro dado preocupante é que, conforme estimado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), devem ser contabilizados 66 mil novos casos de câncer de mama por ano no período de 2020 a 2022.
 
E com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e aumentar a conscientização sobre a data, os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras Poços de Caldas estão realizando diversas ações de promoção a saúde em conjunto com as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e instituições de saúde do município.
O objetivo da ação é orientar a população e oferecer capacitação para os funcionários da atenção básica de saúde, das instituições concedentes de estágio, sobre a prevenção e combate do câncer de mama. As atividades abordam a temática de uma maneira diferente, enfatizando a "Saúde da mulher e o empoderamento feminino".
 
Dentre as ações estão sendo realizadas palestras, painéis e cartazes informativos sobre a prevenção do câncer de mama e foram confeccionadas mensagens motivacionais que são entregues para as pacientes.
A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, Bruna Carvalho, considera fundamental a parceria entre a instituição e as instituições de saúde. "É importante levar o conhecimento de dentro da faculdade para a população, e assim podemos contribuir para que as mulheres não deixem de realizar seus exames de rotina por falta de informação, mesmo neste período de pandemia", pontuou.
As unidades de saúde funcionarão em horário diferenciado para coleta do exame preventivo durante todo o mês de outubro
 
SOBRE A FACULDADE PITÁGORAS - Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de saúde e núcleos de práticas jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.
Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a faculdade oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton.
Para mais informações, acesse: https://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/.
 
 
SERVIÇO:
Atendimentos: de segunda, terça e quinta, das 7h30 às 10h30. No período da tarde, das 11h30 às 14h30.
 
Locais:
- Postos de Saúde da Regional Leste
Endereço: Rua Cecilia Fischela-S/N (Estância S. José Chácara Alvorada Philadelphia)
Telefone: 3722-7111/ 3697-2236
 
- PSF Kennedy II
Endereço: Rua Titânio, 380 - Jardim Kennedy
Telefone: 3715-3391
 
- Hospital Municipal Margarita Morales - Rua Sd. Altivo Ferreira da Costa, 555 - Conjunto Habitacional
Telefone: (35) 3697-2251
 
- UPA 24h - Endereço: Rua Bandeira do Sul, s/n°- José Carlos
Telefone: 3697-5346 / 3697-536
 
- Policlínica Central - Endereço: Avenida Francisco Salles, 1155 - Centro
Telefone: (35) 3697-5371

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp