13/10/2021 às 16h58min - Atualizada em 13/10/2021 às 16h58min

Municípios de Minas Gerais já podem solicitar adesão ao Digitaliza Brasil

FONTE E FOTO: Assessoria Especial de Comunicação Social - Ministério das Comunicações

470 cidades mineiras, convocadas na nova fase, têm 30 dias a partir de hoje para manifestar interesse em levar o sinal de TV digital para a população
 
Agora é o momento de municípios da região Sudeste darem adeus ao sinal analógico de televisão e entrarem, de uma vez por todas, na era do sinal digital. Desde segunda-feira (dia 11/10), 470 cidades de Minas Gerais, listadas na fase 1.4 do Digitaliza Brasil, já podem solicitar adesão ao programa, criado pelo Ministério das Comunicações (MCom). O prazo para manifestar interesse encerra no dia 11 de novembro. A lista completa está disponível neste link.

O primeiro passo para fazer parte do programa e ter acesso aos benefícios da TV digital, é preencher formulário de adesão simplificado, disponível na página do Digitaliza Brasil. Basta um clique para as prefeituras estarem mais perto de levar tecnologia e inclusão digital à população.

"O país ainda conta com 1.638 municípios que assistem apenas TV analógica e com o Digitaliza Brasil vamos levar a TV digital para o resto do Brasil. Até dezembro do ano que vem, nenhum município mais vai assistir TV analógica", enfatizou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

As prefeituras de Minas Gerais que solicitarem adesão ao Digitaliza Brasil e forem qualificadas receberão os equipamentos para a digitalização do sinal de TV. A infraestrutura entregue será compartilhada pelo município e por emissoras de televisão autorizadas a transmitir em formato digital. Com isso, cidades que hoje têm apenas um canal de TV poderão ter até oito canais digitais.

De acordo com o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, a televisão digital representa um salto de qualidade na experiência do usuário. "As prefeituras, ao aderirem ao programa, estarão levando para a população mais qualidade de som e imagem, maior diversidade de programação, além da possibilidade de interatividade e som imersivo. É um marco importante para os municípios".

Para garantir que todas as pessoas possam desfrutar da TV digital, o Digitaliza Brasil possibilita a distribuição de kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único que atendam aos critérios estabelecidos pelo GIRED - grupo gestor constituído pelo Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Setor de Radiodifusão e de Telecomunicações.
 
O PROGRAMA - Por meio do Digitaliza Brasil, o MCom leva o sinal digital para 1.638 municípios em todo o país que, até hoje, só transmitem em sinal analógico. O processo de digitalização nessas localidades será concluído até 2022 e irá beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros.
Além dos 470 municípios convocados nesta fase, a pasta já lançou quatro editais para 580 cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ao todo, já são 1.050 cidades contempladas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp