07/10/2021 às 15h16min - Atualizada em 07/10/2021 às 15h16min

Alcoa doa mais de R$ 130 mil para projeto de incentivo ao turismo “Visite Caldas”

FONTE: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa P. Caldas - FOTO: Felipe Silverio
Entrega simbólica de cheque, com a participação de Paula, prefeito Ailton, Bruno, Fabio, Jaime e Maria Cristina (da esq. p/ dir.)

Recursos serão direcionados para a formação e capacitação de prestadores de serviços turísticos, além da divulgação da cidade como importante polo de turismo da região
 
No dia 6 de outubro, a Alcoa fez a entrega simbólica do cheque de R$ 132.645,28 ao Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública) de Caldas (MG) para a implantação do projeto “Visite Caldas”. Os recursos, da própria localidade por meio da mineração, serão utilizados para a formação e capacitação de prestadores de serviços turísticos, além da divulgação da cidade como importante polo de turismo da região. A entrega foi feita por Fabio Martins, gerente geral de Operações; Jaime Eleutério, gerente da Mineração; e Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais, ao prefeito de Caldas, Ailton Pereira Goulart, e ao Bruno Bernardes, presidente do Consep Caldas.
 
Ao abrir o evento, Bruno disse que o momento era de muita alegria: “Este projeto iniciou-se em 2019 com a Aliança em prol da APA Pedra Branca e, hoje, temos uma grande parceira, a Alcoa. É extremamente importante que as empresas tenham esta consciência social para ajudar as cidades e as comunidades a se desenvolverem economicamente de forma sustentável”, destacou. “Deixo meu agradecimento a todos do Conselho e parceiros, e que possamos firmar novas parcerias em prol do desenvolvimento regional”.
O prefeito também destacou o momento, marcante para o município. “Acredito muito na transformação”, disse. “A pandemia trouxe sofrimento, mas também nos fez refletir sobre muitas coisas. Nestes nove meses na administração, não olhamos somente para a Covid-19, mas como recuperar Caldas e resgatar a autoestima dos caldenses. E acredito no turismo, que foi um dos braços da minha campanha. Fico muito feliz que uma empresa olhe para Caldas e veja nela um potencial e contribua com o desenvolvimento do município. Toda empresa é muito bem-vinda, pois precisamos da parceria público-privada para revigorar o nosso turismo. Meus cumprimentos e agradecimentos a todos - Alcoa e demais parceiros - por olharem para Caldas”.
“Pelo potencial turístico na região, tínhamos a certeza de que este projeto seria essencial para a retomada da economia da cidade pós-pandemia, além de estar alinhado ao nosso pilar de Geração de Trabalho e Renda, assim como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, ressaltou Fabio. “Não medimos esforços para viabilizar a parceria com o Consep. Temos a certeza de que esta é a primeira de muitas parcerias com a Alcoa e o Instituto Alcoa, pois colaborar com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos faz parte da nossa Política e dos nossos Valores”.
 
SOBRE O PROJETO VISITE CALDAS - O projeto “Visite Caldas” começou a ser estruturado em 2018, quando foram realizados estudos, georreferenciamento, pesquisas e diagnósticos sobre o potencial turístico da cidade. “Em 2020, com a pandemia, focamos na estruturação do site e iniciamos a busca de parceiros para a viabilização do projeto”, conta Paula Versiani, turismóloga e coordenadora do Visite Caldas. “O apoio da Alcoa é fundamental para colocarmos em prática a promoção de cursos de formação e capacitação dos prestadores dos serviços turísticos; elaboração de material promocional, como mapa turístico, folders, vídeos e catálogo de serviços e produtos, e a promoção de um famtour, com a participação de jornalistas, convidados especiais e representantes de agências de turismo do Sul de Minas e do interior de São Paulo, para conhecerem o nosso potencial turístico”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp