05/10/2021 às 16h54min - Atualizada em 05/10/2021 às 16h54min

Catedral de Canela tem show diário de luzes por meio de vídeo mapping

FONTE E FOTOS: CDI Comunicação
Espetáculo projetado na fachada com equipamentos profissionais de vídeo projeção tem como objetivo ampliar a visibilidade da construção como uma das maravilhas do Brasil
 
A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, um dos cartões postais do município de Canela, no Rio Grande do Sul, tornou-se palco de um espetáculo de projeção de luzes, exibido todas as noites, em sua fachada, por meio da técnica de vídeo mapping - que permite a incidência de imagens e formas coloridas e em alta definição, inclusive em superfícies curvas, de forma a acompanhar o desenho arquitetônico da construção.
 
A iniciativa tem o objetivo de alçar a chamada "Catedral de Pedra" à condição de uma das maravilhas do Brasil e incluí-la definitivamente nos roteiros turístico e cultural da Serra Gaúcha, região que também inclui outro destino procurado pelos viajantes ao Sul do Brasil, o município de Gramado, localizado à apenas 6 km de distância.
Intitulado de Catedral de Luzes, o espetáculo gratuito foi viabilizado com o uso de projetores Epson, que mapeiam cada detalhe do monumento representativo do estilo gótico inglês no país. Tudo em sincronia com um sistema de som, locução e de iluminação próprios da catedral, para transmitir mensagens de fé e celebração da vida, tornando a emocionante atração em local indispensável para quem visita o município.
"Estamos contentes em ver a nossa tecnologia apoiando um espetáculo que busca trazer visibilidade para uma das igrejas mais bonitas do país e, sem dúvidas, um importante ponto turístico para a região da Serra Gaúcha. Cada vez mais vemos iniciativas criativas de projeção em cidades de diferentes portes ao redor do Brasil e as nossas tecnologias permitem entregar as imagens de alto nível que esse tipo de iniciativa requer", explica a Gerente de Produtos da Epson, Gerlinde Lesk.
 
Cada apresentação conta com três projetores equipados com fonte de luz laser capazes de gerar imagens de alto brilho. O modelo tem uma função de projeção dinâmica, que possibilita a adaptação de imagens em superfícies curvas automaticamente, tornando os equipamentos ideais para a aplicação do vídeo mapping nas construções de diferentes estilos.
Entre os destaques da fachada estão a torre de 65 metros de altura e o carrilhão de sinos de bronze fabricados na Itália pela fundição Giácomo Crespi. Em 2010, a paróquia concorreu à inclusão na lista das sete maravilhas do Brasil, ocasião em que recebeu um sistema de iluminação externa, entre outras melhorias. A homenagem teve início em junho de 2021, de forma a atrair ainda mais a atenção de quem passa pelos jardins frontais da paróquia entre às 19h30 e 20h30.
"Desenvolvido em parceria com nossa empresa Light And Dreams, o projeto Catedral de Luzes comprova que unindo Cultura, Turismo e Tecnologia é possível potencializar ainda mais um atrativo com a protagonista do espetáculo. A Catedral de Pedras tem sua arquitetura explorada através da projeção mapeada que, além de expor toda a sua beleza e grandeza, ainda passa uma mensagem de valorização do bem mais precioso que temos hoje: A vida", diz Elias da Rosa, produtor e diretor artístico do projeto.
Segundo os organizadores, a atração será contínua e terá mudanças sazonais para adaptar as mensagens às diferentes épocas no ano. Também é possível acompanhar o show pelo website do município de Canela: https://canela.com.br/ao-vivo-catedral/.
 
SOBRE A EPSON - A Epson é líder global em tecnologia dedicada a cocriar sustentabilidade e enriquecer comunidades ao alavancar suas tecnologias eficientes, compactas e de precisão, além das tecnologias digitais para conectar pessoas, coisas e informações. A Epson se tornará carbono negativa e eliminará o uso de recursos subterrâneos esgotáveis, como petróleo e metal, até 2050.  global.epson.com/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp