04/10/2021 às 17h37min - Atualizada em 04/10/2021 às 17h37min

Documentário sobre a fé do povo de Poços em São Benedito será lançado em 5 de outubro, dia do Santo Negro no Brasil

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas
,
No Brasil, 5 de outubro é Dia de São Benedito, em referência à data, a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas lançam oficialmente, na próxima terça-feira, na Capela de São Benedito, às 19h30, o documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós”.
O documentário foi produzido, com apoio da Câmara Setorial de Cultura Popular do Conselho de Políticas Culturais e Coletivo Estamos AquiProjeto Curas. A exibição terá início às 20h na Capela de São Benedito e, simultaneamente, pelo Canal Poços Curte em Casa no YouTube.
 
Com 26 minutos de duração, o filme registra a manifestação de fé, a partir da religiosidade dos agentes da cultura popular que perpetuam a tradição de devoção ao santo negro. A captação de imagens foi realizada em maio, quando aconteceria a Festa de São Benedito que, pelo segundo ano consecutivo, não foi realizada devido à pandemia da Covid-19.
A presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Lilia Clementino, abre o documentário: “Os tambores não ecoaram pelas ruas da cidade, mas a fé do povo de São Benedito não se abala nem na pandemia. Cheios de respeito, admiração, religiosidade e esperança, os ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas se reuniram, dessa vez de uma maneira diferente, para reverenciar São Benedito, presença de cura nas vidas daqueles que carregam essa tradição”.
Na sequência, congadeiros e caiapós falam da sua relação pessoal e familiar com São Benedito, em meio aos registros das principais manifestações da programação cultural da festa de São Benedito, como o Dia de Santa Cruz, a Retirada dos Caiapós do Mato, a Missa Conga e a Procissão Solene, momentos reproduzidos em maio de 2021, especialmente para a gravação do documentário, mas no tempo em que as coisas acontecem, de forma a produzir sentido para os agentes da cultura popular que perpetuam a tradição.
O lançamento oficial contará com a participação de representantes dos Ternos de Congos e Caiapós e convidados ligados à preservação desse patrimônio cultural imaterial de Poços de Caldas. “O documentário trata realmente da fé do povo de Poços de Caldas em São Benedito. Pelo segundo ano, a festa não aconteceu, mas nós estávamos lá produzindo esse registro que, para além de sua relevância histórica, tem grande valor artístico”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
 
DIA DE SÃO BENEDITO - Segundo informações da Arquidiocese de São Paulo, a identificação do povo brasileiro com São Benedito é tanta que até sua comemoração tem uma data só nossa. Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.
 
SERVIÇO:
Lançamento do documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós”
Data: 05/10/2021
Horário: 19h30
Local: Capela de São Benedito

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp