04/10/2021 às 17h22min - Atualizada em 04/10/2021 às 17h22min

Programa Viagem Literária do Governo do Estado de São Paulo inicia 2ª módulo

FONTE: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - Assessoria de Imprensa
Ademir Apparicio Junior - FOTO: Rogener Pavinski
,
Ação terá Contação de Histórias de 4 a 29 de outubro em 60 cidades da região metropolitana, interior e litoral paulista
 
A 13ª edição do programa Viagem Literária, programa de estímulo à leitura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, iniciada em novembro do ano passado, continua de 4 a 29 outubro de 2021, com o módulo Contação de Histórias: Contos Populares.  Contadores mostram como as lendas e outros “causos” passam de geração para geração e formam parte importantíssima da nossa cultura popular.
 
Neste módulo, as contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia de Covid-19 e em respeito às mais de 580 mil histórias perdidas no país nesse período.
Contadores de histórias percorrerão 60 cidades do Estado de São Paulo, compartilhando a força de relatos que começaram na oralidade há muito tempo e que até hoje permanecem vivos na cultura popular. São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal.
Os eventos acontecem sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.
 
Participam do programa os contadores Ademir Apparício Júnior, Alicce Oliveira, Arô Ribeiro, Camila Genaro, Cia. Bisclof, Cia. Mapinguary, Cia. Sá Totonha, Heidi Monezzi, Ih, Contei!, Irene Tanabe, Kika Farias, Mandingueiras da Pracinha, Os Tapetes Contadores de Histórias, Sandra Guzmán e Vinícius Mazzon.
O Viagem Literária teve início em 2008 e até o ano passado foram percorridos 224 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento e afeto circularem no território estadual. A 13ª edição começou com o módulo de Poesia em novembro de 2020.
 
Confira a programação e os locais de apresentação do módulo Contação de Histórias: Contos Populares no site: https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/modulo/contacao-de-historias-contos-populares

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp