04/10/2021 às 17h03min - Atualizada em 04/10/2021 às 17h03min

Música e história: "Nordeste e sertanejo: encruzilhadas do sertão" é o tema da próxima live promovida pela Music Rio Academy

FONTE E FOTOS: LUPA - Assessoria de Comunicação

Bate-papo online reúne Chris Fuscaldo - a jornalista, escritora e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade e Gustavo Alonso - doutor em História e especialista em Música
 
Music Rio Academy, escola de negócios do entretenimento do Vivo Rio, irá promover uma live gratuita no dia 05/10 (terça-feira), às 13h, com o tema "Nordeste e sertanejo: encruzilhadas do sertão". O encontro reúne dois grandes especialistas em história e música: Chris Fuscaldo - escritora, jornalista e cantora/compositora, formada em Jornalismo e em Letras, além de mestra e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade e coordenadora do curso "História da Música Brasileira: Principais Movimentos e Gêneros" da Music Rio Academy, e Gustavo Alonso - doutor em história, expert em música, que atua como Professor efetivo da UFPE no Curso de Comunicação e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco. Os profissionais irão falar sobre a música sertaneja no Brasil, das duplas de circo aos dias atuais. A live será realizada através do perfil oficial da escola no Instagram (@musicrioacademy).
"Já estamos chegando à terceira edição do curso e tem sido muito gratificante receber o feedback dos alunos que participaram das duas primeiras. A história da música brasileira é longa e diversa, mas conhecer os principais gêneros e movimentos ajuda a entender muito da história do país, claro, com muita diversão." - diz Chris Fuscaldo.
 
SOBRE CHRIS FUSCALDO - Escritora, jornalista e cantora/compositora, formada em Jornalismo e em Letras, além de mestra e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Puc-Rio. Trabalhou nos jornais Extra e O Globo, e colaborou para diversas revistas brasileiras, entre elas MTV e Rolling Stone. Além de editar o blog GarotaFM em seu site, produz conteúdo para artistas e gravadoras e atua como mediadora de debates em eventos ligados à música. Em 2015, foi responsável pela pesquisa do livro "Rock in Rio 30 Anos" (Ed. 5W). No ano seguinte, estreou como escritora em "Discobiografia Legionária" (Ed. LeYa), em que conta a história da Legião Urbana através de seus álbuns. Colabora para a Revista da UBC, é colunista no portal IMMuB e embaixadora no Women’s Music Event.
 
 
SOBRE GUSTAVO ALONSO - Professor efetivo da UFPE no Curso de Comunicação do departamento do Núcleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste/Caruaru. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco (PPGM-UFPE). Doutor em Historia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor de "Cowboys do Asfalto: música sertaneja e modernização brasileira" (2015), tese publicada pela editora Civilização Brasileira. Fez doutorado-sanduíche na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris-França). Mestre pela UFF, a dissertação de mestrado foi publicada sob o título de "Simonal: quem não tem swing morre com a boca cheia de formiga" pela Editora Record em 2011. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, música popular, História Cultural e Cultura de Massa.
 
SOBRE A MUSIC RIO ACADEMY - Em dois anos de existência, a Music Rio Academy já formou mais de 1000 alunos e traz em seu corpo docente professores referências em suas áreas de atuação. Sob direção de Anita Carvalho, a escola hoje oferece 14 cursos de extensão criados para formar profissionais de ponta, habilitados em liderança, gestão e conhecimentos específicos, para atuarem no mercado do entretenimento.
 
SERVIÇO
Tema da live: Nordeste e sertanejo: encruzilhadas do sertão
Data: 05/10
Hora: 13h
Participantes: Chris Fuscaldo e Gustavo Alonso
Link de acesso: https://www.instagram.com/musicrioacademy/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp