30/09/2021 às 16h29min - Atualizada em 30/09/2021 às 16h29min

Encontro de Turismo Rural apresentou projeto regional para o setor

FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Prefeito destacou em seu discurso, a importância do Turismo para a economia local

Secretários de Turismo da região, agricultores, empreendedores da área de turismo e organizações envolvidas no setor, estiveram presentes no Encontro de Turismo Rural, que aconteceu na manhã de quinta, 30, no Hotel Minas Garden.
O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, que realizou a abertura oficial, juntamente com os secretários Thiago Mariano (Sedet) e Ricardo Fonseca (Turismo), além da palestrante do dia, Marina Simião, gerente da Emater/MG, em Belo Horizonte e do vereador Wellington Guimarães.
 
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito ressaltou o trabalho em conjunto das diversas secretarias municipais para que o projeto de Turismo Rural ganhasse corpo e se transformasse em realidade. Anunciou ainda uma grande campanha de divulgação do destino turístico Poços de Caldas para 2022, quando a cidade completa 150 anos. “Será uma campanha publicitária muito forte e estratégica e, para isso, precisamos estar com nosso destino turístico preparado para receber os visitantes. Parabenizo a todos os envolvidos no setor, que representa uma parcela significativa da nossa economia”.
 
O projeto de Turismo Rural nasceu como uma forma de acelerar o desenvolvimento rural por meio do Turismo. Assim, foram formatados roteiros que proporcionam ao visitante experiências únicas, no campo da gastronomia, da cultura e da vivência rural. “Esta é uma tendência mundial, a busca por roteiros ao ar livre, em contato com a natureza, nesta época pós pandemia”, destacou o secretário de Turismo, Ricardo Fonseca.
A palestrante do dia, Marina Simião, informou que 2020 foi escolhido como ano do Turismo e Desenvolvimento Rural pela Organização Mundial do Turismo, o que foi replicado pelo governo federal e também estadual. Ela destaca que Poços de Caldas está no caminho certo, quando olha para suas qualidades locais, para o que melhor sabe fazer.
“Com certeza, o projeto é uma bela iniciativa da prefeitura de Poços. Quando falamos de Turismo, temos que ‘sair da caixinha’, apresentar novidades no setor que é extremamente competitivo e tem que se mostrar de forma criativa e diferente para poder conseguir ganhar a atenção e o interesse, encantar o turista. E nada melhor do que encantar com o que fazemos de melhor, então olhar pra dentro da cidade, da região, que é essa proposta da Prefeitura, dentro do projeto de turismo rural. Isso com certeza é o melhor caminho: entender as qualidades locais, as referências, a cultura, todas essas características que são próprias da cidade, o que se torna um grande diferencial para se posicionar à frente deste mercado”.
 
Após a palestra de Marina Simião, houve uma pausa para o café, embalado pela moda de viola da dupla João Carlos e Carlos Leite e degustação de produtos que já estão dentro do projeto de Turismo Rural. Em seguida, houve a apresentação deste projeto, formatado pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo, em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). O projeto tem ainda parceria com o Circuito Caminho Gerais.
Na parte da tarde, os participantes realizaram uma visita à sede do Doce da Roça, no Sítio Roteiro das Tábuas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp