29/09/2021 às 16h59min - Atualizada em 29/09/2021 às 16h59min

Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontece nesta quinta-feira, em formato híbrido

FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas/ FOTO: Michelle Veloso

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, das 8h às 17h, será realizada a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pela primeira vez em formato híbrido, presencialmente nas dependências da Secretaria Municipal de Promoção Social e nos pontos de apoio (ADEFIP, APAE, AADV e Instituto A) e virtualmente no endereço www.redepcdpcaldas.com.br. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (29), no mesmo site.
 
A conferência terá como tema central o “Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. Realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, a conferência é uma oportunidade rica para o debate sobre as políticas públicas inerentes às pessoas com deficiência, junto aos representantes da sociedade civil e poder público.
“A conferência é um momento muito importante para debater os rumos das políticas públicas para as pessoas com deficiência. É nela que a gente debate a situação da nossa cidade, elabora uma série de propostas e, depois, tem condições de levá-las para o Estado e, posteriormente, para a conferência nacional”, destaca Marcio Augusto Scherma, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
 
PROGRAMAÇÃO - A abertura está prevista para 8h, seguida pela leitura e aprovação do regimento. Às 9h45min, acontece a palestra máster com o advogado e professor Pedro Pulzatto Peruzzo, com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência”. Os debates seguem durante a tarde, com a votação das propostas e eleição dos delegados que representarão o município de Poços de Caldas na Conferência Estadual.
“A conferência é um momento ímpar para o debate sobre os direitos da pessoa com deficiência, no sentido de avaliar, sugerir e apontar caminhos para o pleno desenvolvimento das políticas públicas para esta população”, destaca o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.
 
SÃO CINCO OS EIXOS DE DEBATE:
Eixo 1- Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência;
Eixo 2- Garantia do acesso das pessoas com deficiência às Políticas Públicas;
Eixo 3 – Financiamento das Políticas Públicas da pessoa com deficiência;
Eixo 4 – Direito e acessibilidade;
Eixo 5 – Desafios para comunicação universal.
 
A Comissão Organizadora composta pelos seguintes membros: Márcio Augusto Scherma, Sandra Maria Teixeira Pamplona Quinteiro, Teresinha Pedroza Migoti Rezende e Wemerson de Souza Dias.
Entre os objetivos da Conferência estão debater temas relevantes para o campo da pessoa com deficiência, assim como os avanços e desafios da Política Nacional para a Pessoa com Deficiência, na perspectiva de sua efetivação, sensibilizar a sociedade para os direitos da população com deficiência e mobilizar a população do município, especialmente a parcela que possui alguma deficiência, para a conquista do direito à vida com dignidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp