Brand-News Publicidade 1200x90
28/09/2021 às 15h48min - Atualizada em 28/09/2021 às 15h48min

O que é uma cerveja Lambic?

Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected]
No último domingo, 25 de setembro, os cervejeiros Bruno Gonçalves e Rodineli Domingues, da cervejaria Hill Beer, lançaram a primeira Lambic da região
 
Nas duas últimas colunas falamos sobre os dois grandes grupos em que as cervejas são divididas, as Ale e as Lager, porém há quem considere ainda um terceiro grupo chamado de Lambic. Elas são também conhecidas como cervejas selvagens, já que as leveduras (fungos), que fazem a fermentação, são espontâneas, ou seja surgem naturalmente pela exposição da cerveja ao ar. Mesmo assim, essas leveduras têm características de Ale, por isso, muitos cervejeiros consideram as Lambic um “braço” do grupo Ale.
 
As cervejas Lambic não agradam qualquer paladar, pois são cervejas que possuem um sabor azedo, ácido, que incomodam muitas pessoas. Além disso, seu aroma ainda é associado a estábulo, cobertor de cavalo, etc. Porém alguns estilos de Lambic levam açúcar ou frutas em sua composição para quebrarem essa acidez, tornando-se, desta maneira, cervejas mais desejadas.
 
Os tonéis das cervejas Lambic ficam abertos e os fungos e bactérias encontrados nas paredes das cervejarias, fazem a fermentação espontânea. No Brasil essa prática de fermentação é proibida - então, os cervejeiros têm que se virar de outras formas para acidificar suas cervejas e criarem algo bem próximo de uma autêntica Lambic Belga.
 
PIONEIRISMO NA REGIÃO - No dia 25 de setembro, os cervejeiros Bruno Gonçalves e Rodineli Domingues, da cervejaria Hill Beer, lançaram a primeira Lambic da região, uma Flanders Red Ale que ficou um ano maturando em diferentes barris de carvalho com diferentes tostas. Para chegar ao sabor de uma Lambic, os cervejeiros usaram estirpes de micro-organismos de leveduras Belgas, sherry ale, brettanomyces, pediococcus e lactobacillus.
 
 
Conheça os estilos de cervejas Lambic:
 
. As Flanders Red Ale lembram vinho tinto, têm pouca carbonatação e são maturadas em barris de carvalho.
. Já as Oud Bruin são um pouco mais escuras e maltadas, utilizando tonéis de aço inoxidável.  
. Uma Straight Lambic lembra pouco uma cerveja, assemelhando-se mais a uma sidra azeda, tem a coloração dourada e nada de espuma; no caso de adicionarem açúcar mascavo na receita, passam a ser chamadas de Faro.
. As Geuze são douradas, têm o sabor ácido cortante, possuem muito gás e são chamadas de champanhe de Bruxelas.
. As Fruit Lambic são similares às Geuze, porém com a adição de alguma fruta para quebrar a acidez; este estilo é o mais desejado pelos brasileiros entre as Lambics e a preferida é a Kriek, que leva até 30% de cereja em sua receita.



 

 
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.