27/09/2021 às 17h56min - Atualizada em 27/09/2021 às 17h56min

Teatro Copacabana Palace vai ser reaberto após 27 anos

FONTE: Imprensa Copacabana Palace - ana.mello@fsb.com.br/ - FOTOS: Mauro Samagaio
,
O tradicional teatro da cidade passou por grande reforma e será inaugurado no mês de novembro
 
O Copacabana Palace, hotel do grupo Belmond, anunciou a reabertura do clássico Teatro Copacabana Palace, considerado um dos grandes palcos do país, por onde já passaram nomes como Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Tônia Carrero, Renata Sorrah e Marieta Severo. Fechado desde 1994 - quando recebeu a peça Desejo, estrelada por Vera Fischer - o Teatro será reaberto em novembro de 2021 para marcar um novo capítulo na história cultural e artística da cidade.
 
O primeiro espetáculo a estrear em seus palcos, previsto para dezembro, não poderia ser mais especial, "Copacabana Palace - O Musical". Na peça serão recriados momentos emblemáticos da história do hotel, fazendo com que a plateia se transporte para a atmosfera do Copa e conheça alguns dos personagens que já passaram por lá, ajudando a escrever e cantar a história do hotel. A idealização e direção é de Gustavo Wabner e Sergio Módena, com texto das autoras e produtoras Ana Velloso e Vera Novello e do jornalista e escritor Luis Erlanger e produção executiva e artística da Sábios Projetos.
 
"Após um trabalho excepcional de toda a equipe envolvida na reforma do Teatro Copacabana Palace, estamos muito felizes em anunciar a reabertura deste que é um verdadeiro patrimônio cultural da cidade. Será um presente para as próximas gerações e esperamos ansiosos para compartilhar momentos inesquecíveis com o público", comemora Ulisses Marreiros, Gerente Geral do Copacabana Palace.
 
O Teatro Copacabana Palace foi inaugurado em 1949, com a peça “A Mulher do Próximo”, de Abílio Pereira de Almeida. Em 1953, um incêndio de grandes proporções o atingiu. O espaço foi recuperado e reinaugurado em 1954 com a peça "Diálogos das Carmelitas". Em 1994, o teatro fechou as portas e, em 2018, iniciaram os preparativos e obras do novo projeto de revitalização.
 
Desde sua abertura, já passaram por seu palco renomadas companhias teatrais nacionais, entre elas a de Abílio Pereira de Almeida, Cia. Fernando de Barros, Cia. Os Artistas Unidos, Cia Dramática Nacional, Teatro Brasileiro de Comédia, Cia. Maria Della Costa, Teatro dos Sete.
 
ESTRUTURA - O novo teatro terá capacidade para 332 lugares, sendo 238 na plateia e 70 no balcão, além de 18 assentos distribuídos entre 4 frisas e 6 camarotes. A acessibilidade e a mobilidade estão contempladas no projeto, com poltronas para pessoas obesas e com mobilidade reduzida e espaços destinados a cadeirantes. A acessibilidade se estende ao palco através de elevador e aos camarins.
Com projeto do renomado arquiteto Ivan Rezende, a revitalização contempla em seus elementos decorativos testemunhos da história do hotel, em impressionante harmonia de formas, cores, texturas e detalhes, em perfeito. "A sensação é de que o teatro além de rejuvenescido em suas áreas históricas, tombadas pelo patrimônio histórico, ganhou em grandeza com as novas perspectivas arquitetônicas", complementa o Ivan.
 
"Fizemos uma obra grandiosa que contou, do início ao fim, com o importante apoio do Patrimônio Histórico - IRPH, INEPAC e IPHAN - para que a nova estrutura acompanhasse o restante da arquitetura do hotel. Mantivemos o estilo clássico e elegante do Copa, mas com toda a tecnologia e modernidade de 2021", conta Paulo André Pozzobon, Diretor de Engenharia da Divisão América do Sul da Belmond e Coordenador Geral do projeto de renovação do Teatro Copacabana Palace.
Conduzidos diretamente pela Arquiteta Taissa Thiry, responsável pelo gerenciamento do projeto, a renovação do teatro envolveu 18 disciplinas específicas e respectivos consultores, e contou com a dedicação de mais de 600 profissionais oriundos de diversos estados.
Com inauguração prevista para novembro, a ocasião será feita de acordo com os protocolos vigentes, uma vez que o Copacabana Palace adota um sério protocolo de prevenção e combate à Covid-19 e segue atento às regras exigidas pelas autoridades com relação ao combate à pandemia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp