24/09/2021 às 16h18min - Atualizada em 24/09/2021 às 16h18min

Profissão book advisor: o arquiteto de livros

FONTE: Verônica Garcia Rocha da Silva - veronica.rocha@digitaltrix.com.br/ FOTO: Reprodução Google
Eduardo Villela
,
Assessoria especializada possibilita que um projeto literário saia do papel
 
Se alguém te perguntar se você sabe o que é ou o que faz um book advisor, a resposta, provavelmente, será não. Mas se você já cogitou em escrever um livro e não sabia como começar, o book advisor seria o profissional ideal para conhecer. Escrever um livro vai além de deter conhecimento e vontade para tal. É preciso planejamento, entendimento sobre mercado editorial, entre outros aspectos. A falta de conhecimento em um ou mais desses elementos, pode fazer um escritor de primeira viagem desistir do projeto.

Dessa necessidade, nasceu uma nova profissão: o book advisor. "Da mesma forma como construir uma casa requer a orientação técnica de um engenheiro ou arquiteto, quando se quer trabalhar um livro é aconselhável que o futuro autor busque a orientação de um profissional especializado para que a obra seja bem estruturada e escrita, consiga ser publicada e alcance os leitores para os quais ela se destina", explica Eduardo Villela, profissional com mais de 16 anos de experiência em produção e publicação de livros.

Villela ressalta a importância de conhecer as etapas de produção de um livro e como executar cada uma delas. "O book advisor é um profissional que acompanha o autor do início ao fim do projeto editorial, orientando-o em cada etapa necessária. São várias as fases: avaliar expectativas do autor em relação ao livro, escolha do tema e abordagem, análise de mercado e os diferenciais em relação a outras obras já publicadas, estudo do público-alvo de leitores e principais motivadores que despertarão o interesse deles pelo livro, elaboração de um roteiro de capítulos, organização e implementação de uma rotina eficaz de escrita, entre outras. Ou seja, até a aclamada noite de autógrafos há um longo caminho a ser percorrido" afirma.

A questão é que o trabalho de um book advisor é essencial para explorar todo o potencial de uma obra literária. Para ter um livro de sucesso, é preciso, sim, ter uma boa história. Mas, principalmente, é essencial saber conduzi-la, levá-la a caminhos que possam cativar o leitor, desde o primeiro capítulo.

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias/autobiografias, livros de família e ficção infanto-juvenil e adulta. Ao longo de sua carreira, desenvolveu uma metodologia prática e eficaz que possibilita aspirantes a escritores de diferentes idades, áreas de atuação e interesses a escrever e publicar livros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp