21/09/2021 às 16h30min - Atualizada em 21/09/2021 às 16h30min

ADEFIP e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

FONTE E FOTOS: Ludimila Ramos
,
No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.  Um dia para reafirmar, reconhecer e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência. 
A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.
As Políticas de inclusão são aquelas que garantem que tenhamos um mundo mais acessível para todos os seres humanos.
Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 
Assim sendo, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade, de maneira igualitária e sem preconceitos.
 
A ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) existe há 34 anos trabalhando para reabilitar e habilitar pessoas com deficiência. É desta forma que trabalha suas ações, buscando olhar as potencialidades da pessoa com deficiência e promover sua reabilitação para além dos muros da Instituição. “É assim que pretendemos alcançar nossa missão, que visa a equidade e inclusão social para uma sociedade mais justa”, explica a presidente voluntária Ana Paula Tranche.
Atualmente a ADEFIP atende cerca de 350 pessoas entre bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.
Segundo Ana Paula, a ADEFIP está sempre à disposição para receber visitantes para conhecer a Instituição e tirar dúvidas em relação a este importante tema, que precisa ser cada vez mais difundido em nossa sociedade. Juntos Somos Mais!


 
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp