20/09/2021 às 16h33min - Atualizada em 20/09/2021 às 16h33min

Meio ambiente em Poços: é preciso focar no sombreamento eficiente

FONTE: Luiz Marques Oliveira - FOTO: Brand-News
Fácil de se notar o paisagismo e a situação da flora urbana em Poços de Caldas. Em pleno inverno, a seca predominando, castigando todas as áreas de praças e jardins. Também as geadas, embora raras, degradam as árvores, gramados etc. Aí, vemos ações de recuperação das bordas do rio em toda a extensão da João Pinheiro. As árvores antigas seguem intactas, embora inconvenientes para o paisagismo. Plantadas há anos, sem que fossem avaliadas as espécies e suas aptidões. Aí, vieram as raízes expostas com danos à pavimentação e calçadas. Algumas, de madeira mole, sempre com riscos de quedas de galhos. Outras, ficam totalmente “peladas”, por queda total da folhagem no inverno.
 
É evidente que a cidade precisa de flores. Por isto temos ipês, flamboaiãs, paineiras, patas de vaca e outras. Bonitas, na florada, deixam de prestar seu papel, boa parte do ano, pela perda de folhas. Com isto a cidade toda fica forrada de folhas secas - e para recolhê-las temos as barulhentas máquinas sopradoras que tentam juntar as folhas para coleta pelos garis. E haja poeira por todas as ruas da cidade e parques.
 
Com ar seco e poeira, o resultado na saúde qual será? A questão seria focar primeiramente no sombreamento eficiente, com árvores de raízes profundas e com folhagem perene o ano todo. Não dá para desprezar as antigas, mas continuar a arborizar, como há 50 anos, não seria recomendado, é claro.
 
Será que com apoio do Jardim Botânico, do Horto Forestal e das mineradoras, para balizar as normas de reposição e formação de novos bosque, não seria possível? Afinal, não é toda cidade que mantém um Jardim Botânico. Temos variedades de árvores de folhagem perene nativas do planalto, que podem ajudar no sombreamento e do paisagismo. Fica a sugestão.
 
Por Luiz Marques Oliveira - Médico veterinário formado pela UFMG
 
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp