20/09/2021 às 15h53min - Atualizada em 20/09/2021 às 15h53min

15ª Primavera dos Museus

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
Design de mobiliário da arquiteta Lina Bo Bardi é tema de exposição
 
Centro Histórico e Cultural Mackenzie participa do evento online que trará debates com temas históricos, entre eles a preservação da memória artística
 
Com o intuito de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, intensificando a relação com a sociedade, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) organiza anualmente uma temporada cultural coordenada, com duração de uma semana denominada de Primavera dos Museus, resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país oferecendo ao público uma programação diferenciada. Com o tema Museus: perdas e recomeços, a 15ª temporada acontecerá entre os dias 20 e 26 de setembro deste ano. Para saber mais, acesse https://eventos.museus.gov.br/
 
Mesmo em formato virtual, em virtude das medidas sanitárias e de afastamento social para contenção da pandemia da Covid-19, os museus, instituições de memória, espaços e centros culturais que participam dessa ação conseguem alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, democratização do acesso ao museu e seus acervos, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade.
 
Oferecendo uma série de Mesas Redondas, na modalidade de Webinários, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie se propõe a participar, uma vez mais deste evento, com debates sobre o tema História e Memória, com o objetivo de discutir os mesmos numa visão confessional, museológica e prática, com foco na produção de conhecimentos. As mesas serão compostas por pesquisadores convidados das áreas afins, de dentro e fora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que trarão contribuições importantes para refletirmos sobre a preservação e comunicação de memórias e práticas artísticas e seus diálogos com a cidade.
Serão 2 mesas temáticas - nos dias 20, 21 de setembro - mediadas pelo CHCM, contando com a presença de professores da UPM numa parceria com o curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Arte e História da Cultura.
No dia 22, das 17h às 20h, acontece a abertura da exposição Design de mobiliário brasileiro e a inserção dos móveis na obra da arquiteta Lina Bo Bardi, de Bruno Dias, com curadoria de Eunice Helena Sguizzardi Abascal.
Nos dias 23 a 24 serão oferecidos Passeios Históricos presenciais em dois horários - seguindo as medidas sanitárias de distanciamento social e quantidade controlada de pessoas - pelo campus Higienópolis, possibilitando o contato e discussões sobre patrimônio cultural tombado.
 
SERVIÇO:
15ª Primavera dos Museus
Data: 20 a 26 de setembro
Informações e programação: https://eventos.museus.gov.br/
Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCUQM3RmmgTuMpnRr1AG2e2w
 
 

 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp