17/09/2021 às 15h44min - Atualizada em 17/09/2021 às 15h44min

Senac apresenta programação diversificada no Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes

FONTE: mateus.santos@redecomunicacao.com - FOTO: Victor Leonardo de Oliveira Freitas
,
Evento marcará comemoração dos cinco anos do Programa Primórdios da Cozinha Mineira na instituição
 
Em sua 24ª edição, o Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes poderá, mais uma vez, contar com a participação do Senac em sua programação, realizada neste ano de forma híbrida, de 18 a 26 de setembro. Parceiro desde a primeira edição do maior evento gastronômico de Minas, o Senac vai realizar gratuitamente oficinas, workshops, apresentará dicas e receitas dos chefs renomados da instituição. A programação online poderá ser conferida no Youtube do Fartura.
 
Este ano, a novidade fica por conta da programação que acontece durante a semana na unidade do Senac, que visa atender, principalmente, os empreendedores locais. Seguindo todos os protocolos sanitários necessários, os chefes executivos da instituição vão realizar três workshops gratuitos e presenciais com os seguintes temas: “O barro e a gastronomia - suas ligações históricas” (dia 21/09, às 10h), ministrado por Mauro César de Paula“Biodiversidade na gastronomia - Tiradentes recebe Diamantina” (dia 22/09, às 10h), sob a condução de Luciano Avellar; e “A importância dos utensílios artesanais na gastronomia” (dia 22/09, às 13h), conduzido Ronie Peterson.
 
“O Festival é uma oportunidade de conversarmos sobre um assunto tão importante como a alimentação das pessoas, como isso tem um valor cultural e como podemos gerar novos e bons significados para nosso sistema alimentar, e valorizar toda uma cadeia”, comenta Luciano Avellar.
 
MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR -  Com o objetivo de resgatar e dar novos usos a hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros colonizadores de Minas Gerais, o Senac abraçou, há cinco anos, a pesquisa Primórdios da Cozinha Mineira e a transformou em um programa educacional, com foco no desenvolvimento regional. A iniciativa não só desvenda a cultura gastronômica do estado como, também, gera renda e valor à cadeia produtiva, por meio da qualificação dos envolvidos e, consequentemente, a valorização e a potencialização dos produtos e serviços para o mercado. 
 
Pensando nisso e na semelhança dos objetivos das ações, o Senac escolheu o Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes para celebrar os cinco anos de atuação do Primórdios na instituição. Vani Pedrosa, Especialista Educacional do Senac e responsável pelo programa, fala sobre o sentimento de comemorar essa data neste evento tão importante e tradicional: “O Festival é uma ação que conseguiu reunir a grandeza da gastronomia mineira. Desde o início escolheu um território histórico como Tiradentes e conseguiu dar uma visibilidade para a culinária do estado. O Senac é parte estruturante deste Festival, um aglutinador dos saberes da cozinha de Minas Gerais, então celebrar este marco nesta ocasião é muito especial”, finaliza.
 
Com início em 2016, o Programa ganhou outras regiões e já desenvolveu projetos entre as Serras da Piedade e o Caraça, que abrange as cidades mineiras de Santa Bárbara, Caeté, Catas Altas e Barão de Cocais; Maria da Fé, no Sul de Minas, em um trabalho de valorização do azeite produzido na região; nas Serras Alterosas da Mantiqueira, em Barbacena e, no fim de 2020, o programa chegou a Diamantina e, desde então, atua abordando a cultura gastronômica de cinco distritos da cidade.
Durante o processo, a equipe de pesquisadores do Senac atua com o objetivo de resgatar a história alimentar de origem, seus modos de fazer os pratos e usar ingredientes tradicionais, envolvendo toda a cadeia produtiva, por meio da qualificação, para fomentar o desenvolvimento das comunidades.
Para se atingir o objetivo principal da proposta, além dos pesquisadores, há a participação de chefs de cozinha, professores e alunos de gastronomia e das áreas de gestão e da qualidade do produto; além de outros apoiadores técnicos que exercem funções diferenciadas.
 
SERVIÇO
Senac no Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes 
Data: 18 a 26/09 de 2021 
Atividades gratuitas 
Programação completa em www.farturabrasil.com.br 
 


 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp