05/01/2021 às 15h19min - Atualizada em 05/01/2021 às 15h19min

ECONOMIA

João Ferrão - Economista - vsferrao@matrix.com.br

- João Ferrão
AO DESPEDIR DO ANO DE 2020, DESEJAMOS QUE CADA UM TENHA TIRADO O MÁXIMO QUE LHE
FOI PROPORCIONADO EM 2020 E QUE VENHA UM 2021 EXCEPCIONAL!
 
E OS LEITORES PERGUNTARAM:
 
1)- Nas eleições municipais deu-se ênfase às abstenções (1/3 do eleitorado habilitado), mas quem não compareceu passou uma “Procuração” para os que compareceram ou não?
R: Parte do eleitorado pode ter pensado assim. Certamente que muitos não foram motivados, teve aqueles que não puderam ir por recomendação médica, e ainda teve até aqueles para quem os NOVE candidatos não foram considerados competentes para o cargo. Esta é a comunidade.
 
2)- Só se falou no Executivo Municipal. E o Legislativo, correu tudo bem?
R: Para a Coluna, os 15 candidatos eleitos vereadores, indicados por 10 partidos (sendo que destes, sete partidos só elegeram UM candidato), poderiam ter tido desempenho melhor. Totalizaram 15.823 votos ou apenas 13,42% dos eleitores habilitados, dos demais 53,30% votaram em outros candidatos e 33,28% abstiveram e, uma candidata não teve nenhum voto. Consideramos muito baixo o índice de aprovação ao Legislativo. Detalhe é que os candidatos de um partido político não contou com Recursos do Fundo Partidário. Elegeu UM vereador.
 
CURTAS
 
Como nos anos anteriores, vamos às principais notícias do ano, com uma diferença: devido à PANDEMIA, destacaremos as notícias agradáveis.
 
*JAN/20 - Sempre fazemos avaliações sobre o que foi o ano passado, de forma organizada. No aspecto financeiro, um simples Fluxo de Caixa: com as entradas e saídas de recursos, já facilita sua avaliação.
 
*FEV/20 - Em Economia, o que se deve examinar é se os órgãos públicos, em Poços de Caldas, justificam estes elevados salários. Nas empresas privadas, o problema é delas e a regra é: conforme a produtividade, tem seu salário.
 
*MAR/20 -Dê-me um ponto de apoio e moverei o undo”. (Arquimedes - 287-212 A.C.)
 
*ABR/20 - Estimule sua criatividade. Da crise, tira o s: fica CRIE! Dê asas à imaginação.
 
*MAI/20 - Até pouco tempo, parece que a ciência não tinha resposta para a Covid-19. Aos poucos vão surgindo algumas respostas, mas dentro de pouco tempo saberemos como vencê-la.
 
*JUN/20 - Há um ditado popular que diz: “Não precisamos de sucesso para ser FELIZES, mas precisamos ser FELIZES para alcançar o sucesso.
 
*JUL/20 -Ensino bom é ensino minuciosamente planejado. Felizmente esse pode ser um esforço conjunto dos autores com equipes pedagógicas.
 
*AGO/20 -Recuse a mediocridade. Se acreditar que algo pode ser melhorado, faça um esforço para isto” (Robert Iger)
 
*SET/20 - A Prefeitura de Poços de Caldas tem, às suas mãos, muitos diferenciais em relação à maioria das outras 5.569 prefeituras municipais do Brasil. Estes diferenciais dão condições de se ter uma qualidade de vida muito melhor para moradores e visitantes.
 
*OUT/20 - A solução correta para reduzir a necessidade da ajuda aos menos favorecidos está em prepará-los para as novas atividades e a preparação de novos empreendedores. Programa Social bem sucedido tem que ver o número dos contemplados diminuídos a cada dia. O normal é que não se tenha esta necessidade de ajuda.
 
*NOV/20 - Como poderiam ser reduzidos estes custos das campanhas eleitorais? Certamente limitando o número de candidatos. Poderiam ser usadas as pesquisas para selecionar os candidatos: estabelecidos os limites máximos, seriam disputadas as vagas.

 
 



*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp