06/09/2021 às 15h02min - Atualizada em 06/09/2021 às 15h02min

UFMG abre celebrações de seus 95 anos

FONTE: Luiza Franca Tomaz de Aquino - luhfranca@cedecom.ufmg.br/ FOTO: Divulgação

No dia 7 de setembro, a UFMG completa 94 anos.
Nesta quarta, dia 8, o 94º aniversário será marcado por entrega da Medalha de Honra UFMG e edição especial do ciclo 'Tempos presentes'
 
No dia 7 de setembro, a UFMG completa 94 anos. Para marcar a data e, ao mesmo tempo, dar partida às celebrações do ano 95, a Universidade promove uma programação online no dia 8, quarta-feira. Uma solenidade pela manhã terá como ponto alto a entrega da Medalha de Honra UFMG a 20 ex-alunos. À noite, edição especial da série Tempos presentes vai reunir especialistas para abordagens sobre o tema O que aprendemos com a pandemia?
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida ressalta a importância de marcar a data do aniversário da UFMG celebrando a contribuição inestimável da Instituição para a sociedade e resgatando as suas muitas histórias por meio da atuação de destaque de vários de seus egressos: “Vamos celebrar a história da UFMG, simbolizada por pessoas que se formaram aqui e aplicaram seus conhecimentos para o bem da sociedade, e enfatizar nossa atuação frente aos enormes desafios de vários tempos, em especial esses gerados pela pandemia de covid-19, que mobiliza pesquisadores e profissionais de todas as áreas.”
Sandra Goulart enfatiza que, nos dois momentos da programação, a comunidade acadêmica vai comemorar a participação efetiva da UFMG no cotidiano e no desenvolvimento de Belo Horizonte, de Minas Gerais e do Brasil: “Há mais de nove décadas, a Universidade forma profissionais e produz conhecimento que proporciona melhorias na vida das pessoas, interage com outros saberes e se coloca à disposição da sociedade para atender suas demandas, enfrentando os desafios de nosso tempo com altivez e esperança por dias melhores”.
 
MEDALHA - A partir das 10h, com transmissão pelo YouTube, Sandra Goulart e o vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira, estarão acompanhados, online, de reitores de gestões anteriores e diretores de unidades. Os ex-alunos homenageados foram indicados pelas congregações das unidades acadêmicas e pela reitora. A entrega da Medalha de Honra será simbólica, na reunião virtual, e, em momento oportuno, os ex-alunos receberão a Medalha, um certificado e uma roseta de lapela.
A Medalha de Honra UFMG, instituída pela Portaria nº 2.048/2000, é “concedida a ex-alunos que se tenham distinguido por contribuições relevantes à sociedade em geral”. A outorga ocorre uma vez a cada Reitorado. A condecoração é feita a pessoas que tenham concluído graduação, mestrado ou doutorado na UFMG e que não estejam, à época da indicação, vinculadas à Instituição. Nesta edição, 17 ex-alunos foram indicados por unidades, e três, pela reitora.
 
LIÇÕES DA PANDEMIA - Às 18h, terá início o encontro da série Tempos presentes. As professoras Ana Gomes, da Faculdade de Educação, Heloísa Starling, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, e o professor João Trindade Marques, do Instituto de Ciências Biológicas, abordarão o tema O que aprendemos com a pandemia? Cada um deles fará uma exposição de até 20 minutos, e a moderação ficará a cargo da reitora Sandra Goulart Almeida.
O ciclo de conferências Tempos presentes, organizado pela UFMG desde 2019, tem o intuito de contribuir para pensar a Universidade e a nossa época. De acordo com o texto que apresenta a série, a ideia é “aportar conhecimento, reflexão e questionamento, que se fazem indispensáveis para a reconstrução da noção de História como tradução da vontade humana de orientar sua existência pela utopia de um futuro digno de ser sonhado".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp