06/09/2021 às 15h30min - Atualizada em 06/09/2021 às 15h30min

Aluno de Poços é medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas/ FOTOS/DESIGN: Fernando Goulart


Otto Spaggiari Goulart de Miranda, de 13 anos, é aluno da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari
 
O estudante Otto Spaggiari Goulart de Miranda, 13 anos, aluno do 8º B da Escola Municipal Wilson Wedy Molinari, recebeu a medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica - OBA, realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
“Nossa escola está em festa. Para quem não conhece, essas Olimpíadas acontecem todos os anos e, neste ano em especial, foi feita de forma não presencial, através de uma prova online. Através desta prova, os estudantes que participaram tiveram a chance de testar seus conhecimentos em Astronomia. Parabéns a todos que participaram e ao nosso medalhista Otto”, destacou a diretora Ana Maria Lobo.
Votada para alunos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional e para escolas de Língua Portuguesa no exterior, a OBA foi realizada excepcionalmente na forma presencial na escola e/ou virtual em 2021. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
 
CONTEÚDO - No nível 3, voltado para alunos do Ensino Fundamental II, o conteúdo inclui: Terra, Sistema Solar, Corpos celestes, Origem e desenvolvimento da Astronomia, Leis de Kepler, Conquista do espaço, Origem do Universo, Fenômenos físicos e químicos, Gravitação, Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz, Constelações e reconhecimento do céu. Em relação à astronáutica, o conteúdo aborda a exploração de Marte, por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial, o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio, o corpo humano no espaço, os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz, Próton, e os atuais das empresas privadas, tipo SpaceX etc.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp