03/09/2021 às 15h22min - Atualizada em 03/09/2021 às 15h22min

“Movidos pelo Coração” alerta para prevenção e aumento de mortes cardiovasculares no Brasil

FONTE: Ananda Vieira - ananda.vieira@comuniquese1.com.br - FOTO: Reprodução Google
,
Com transmissão online, iniciativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) conta com atividades culturais para motivar a prevenção e cuidados com a saúde cardiovascular
 
O mês de setembro é um período associado à saúde do coração. Para conscientizar e alertar a população sobre as doenças cardiovasculares por meio da cultura, o Ministério do Turismo, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Sanofi e a Bayer apresentam, a partir de 4 de setembro, o projeto “Movidos pelo Coração”, realizado pela Malagueta Live Brand por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A ação, que está em sua 5° edição, será totalmente online, transmitida pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCuDAnCJWecPWgS8d0LtxivA) e abordará assuntos relacionados à prevenção e identificação de fatores de risco cardiovascular. O projeto conta com uma programação cultural interativa a partir da realização de oficinas para crianças e apresentações artísticas com a temática do coração.
 
O “Movidos pelo Coração” é motivado pela alta prevalência das doenças cardiovasculares no Brasil. Até o final deste ano, o Cardiômetro (www.cardiometro.com.br), indicador da SBC que contabiliza o número de mortes causadas pelas doenças do coração no país, deve registrar mais de 400 mil óbitos. As mortes causadas por doenças cardiovasculares representam o dobro das causadas por todos os tipos de câncer juntos, são 2,3 vezes mais que as por causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as mortes por doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as causadas por infecções, incluindo a AIDS. Segundo o Ministério da Saúde, 34 pessoas morrem por hora em decorrência de doenças cardiovasculares no país, que são a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo.
 
Segundo o presidente da SBC, Celso Amodeo, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, ingestão excessiva de álcool, estresse, sedentarismo são conhecidos há anos como prejudiciais à saúde, porém a maioria das pessoas não os controla adequadamente e o coração sofre as consequências. “Precisamos amplificar a mensagem para que a população esteja cada dia mais conscientizada e engajada. As doenças cardiovasculares integram uma verdadeira epidemia evitável e precisamos combatê-la com informação qualificada, tal qual o projeto Movidos pelo Coração possibilita”, ressaltou o médico.
 
SOBRE O “MOVIDOS PELO CORAÇÃO” - A iniciativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que ocorre em setembro, mês destinado a campanhas de combate às doenças cardiovasculares, tem o objetivo de valorizar as ações dedicadas à saúde do coração e contribuir para a diminuição dos casos de infartos, derrames e outras complicações cardiovasculares, que ainda são uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo. O projeto “Movidos pelo Coração” (www.movidospelocoracao.com) é uma realização da Malagueta Live Brand em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e patrocínio da Sanofi e da Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa já percorreu diferentes cidades do país, como Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, para levar informação e conscientização na forma de cultura a diferentes públicos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp