03/09/2021 às 15h09min - Atualizada em 03/09/2021 às 15h09min

Novo lançamento de Nego Moura & Os Catioros promete acender a chama na luta antirracista

FONTE: Carvalho Agência Cultural - FOTOS: Giulianne Martins

“Pra Sorte do Branco”, terceiro single lançado em 2021, estará disponível em todas as plataformas digitais de música
 
Chamando atenção no cenário da música independente mineira, o cantor e compositor mineiro Nego Moura e o time de produtores Os Catioros lançam a música “Pra Sorte do Branco”, neste sábado, 4 de setembro, que promete ser uma homenagem ao povo negro e sua luta para a construção de uma sociedade mais justa e antirracista. Como terceiro single lançado em 2021, conta com participação especial do músico DJ Mistaluba e da cantora Padu, e estará disponível em todas as plataformas digitais de música. 
O grupo vem construindo um legado para a música brasileira, e este é o terceiro single que antecede o lançamento do disco “Camará”
“Pra Sorte do Branco” fala da força e referência do povo negro, enaltecendo sua origem, história, ancestralidade e referências na construção do Brasil.
 
Sobre a música, Nego Moura comenta: "essa música é nosso manifesto de apoio a luta antirracista. É difícil pensar que, logo o Brasil, um país tão miscigenado possa ainda compactuar com essa prática tão depreciativa. A canção é também uma singela homenagem aos nossos ancestrais que construíram nossa cultura por força de muito sofrimento e dor, causados pelas práticas escravistas. Além disso, não só essa música, mas todo álbum, vem com a proposta e o conceito de desmistificação das religiões de matrizes africanas, que em pleno século XXI ainda sofrem com a intolerância e o racismo religioso".
 
VIDEOCLIPE - Também está sendo preparado um videoclipe, com estreia prevista para o dia 19 de setembro. Foram convidados os mestres da cultura popular de Poços de Caldas, Tita, Augusta, Bucha, Pelezinho e Ziu, para representarem o povo negro com sua força, alegrias e lutas.
 
A produção do disco “Camará”, assinada pelos irmãos produtores Fubá Breno Oliani, tem dado destaque para as canções de Nego Moura & Os Catioros, que evidenciam a versatilidade criativa dos músicos, onde apresentam letras e melodias que falam sobre empoderamento e cultura afrobrasileira, conduzindo para um trabalho bastante sólido e promissor que se baseia nas raízes rítmicas negras, do ijexá ao maracatu, do baião ao samba, do axé ao funk carioca. Mas não é um mergulho trivial: as sonoridades orgânicas dos terreiros e da música afrobrasileira se misturam a uma roupagem moderna eletrônica, que flerta com a música negra mundial, como o funk, o soul, o hip hop, o afrofuturismo.
 
Com produção executiva de Chiara Carvalho e Pri Rennó, o disco “Camará” está sendo viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc com o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo, em uma realização conjunta da Camará Records e Carvalho Agência Cultural.
 
VOLTA AOS PALCOS - Desde o início da pandemia, Nego Moura & Os Catioros não fizeram apresentações presenciais. Neste tempo, vários conteúdos foram produzidos, mas com o sentimento de saudade do contato com o público. O tão aguardado retorno aos palcos está marcado para domingo (6), com um show marcado no New York Pub, em Poços de Caldas, onde os músicos preparam um repertório dançante e cheios de brasilidades, trazendo também os lançamentos recentes.
 
SOBRE NEGO MOURA & OS CATIOROS - Nego Moura é cantor, multi-instrumentista e compositor mineiro. Com 20 anos de carreira, lançou em 2019 seu primeiro EP “Ladeira”, com sete faixas como "Camará" e "O samba sem você". Em 2020, Nego Moura inicia sua parceria com Fubá, seu produtor e amigo, com quem lançou três faixas remix, "Ladeira", "Tragédia Anunciada" e "Camará". Em 2021, juntamente com sua banda Os Catioros e os produtores Fubá e Breno Oliani, lançaram os singles “Okê Arô” e “Gradecê”, e agora lançam o terceiro single “Pra Sorte do Branco”. O time de produtores Os Catioros é uma banda formada por Antonio Rafael Andrade - Mununu (violão e voz), Breno Oliani (baixo), Guilherme Dias (guitarra), Giuliano D’Onofrio (percussão), João Paulo Oliani - Fubá (voz e pick-ups) e Luís Felipe Cardillo - Lagunaz (guitarra).
 
Para acompanhar essa e outras ações de Nego Moura e Os Catioros siga as redes sociais @negomoura e @oscatioros.music.
Lançamento nas principais plataformas digitais de música: https://ditto.fm/pra-sorte-do-branco 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp