02/09/2021 às 14h22min - Atualizada em 02/09/2021 às 14h22min

Legado das Águas retoma atividades de ecoturismo a partir deste mês

FONTE E FOTOS: FleishmanHillard

Reserva localizada a duas horas de São Paulo segue todos os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19, oferecendo aos visitantes o contato com a Mata Atlântica
 
O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, retomará o atendimento ao público no mês de setembro. A programação de ecoturismo, que acontecerá durante a semana e aos finais de semana, poderá ser conferida no site www.legadodasaguas.com.br, que conta também com todas as instruções para a compra antecipada de ingressos, bem como o detalhamento de cada atividade.
Dentre as opções, estão as trilhas com paisagens naturais para hiking e bike, canoagem, banho de rio, mirantes e cachoeiras, proporcionando o contato dos participantes com a natureza. Para a reabertura, mesmo com a estabilidade nos números de novos casos da Covid-19 no país, ainda será necessário o cumprimento dos protocolos de segurança, que incluem uso de máscaras, reforço da higienização das mãos e distanciamento social.
 
Além das atividades de ecoturismo, o Legado conta com uma pousada, que recebe turistas de terça a domingo, e área de camping para instalação de barracas ou estacionamento de motorhome, de acordo com a necessidade de seus visitantes. Também há um restaurante localizado na base da Reserva, com uma deliciosa comida caseira, oferecendo café da manhã, almoço e jantar.
 
TRILHA CACHOEIRA DEZEMBRO - Em 2021, uma das atividades mais vendidas foi a Trilha Cachoeira Dezembro, que está na programação. A trilha percorre diferentes cenários, possibilitando a observação de fauna e flora, além de propiciar um banho em piscinas naturais. A trilha tem duração média de 3h40 (contemplando o percurso de carro até a sua entrada), possui um nível de dificuldade médio, é permitida para todos os públicos acima de 7 anos de idade, e é realizada para grupos de até 15 pessoas.
 
 
Além da trilha, o Legado das Águas conta com diferentes opções:
 
- Atividades Autoguiadas: incluso no ingresso de visitação, é possível percorrer trilhas autoguiadas de nível fácil, pedalar ou caminhar na estrada, se banhar na cachoeira do Cambuci, experenciar o Jardim Sensorial e Trilha da Figueira, além de conhecer o trabalho do Centro de Biodiversidade da Mata Atlântica.
 
- Cachoeira do Tamanduazinho: Atração livre para pessoas de todas as faixas etárias, a experiência tem 2 horas e 20 minutos de duração. A cachoeira fica na divisa do Legado das Águas com o Parque Estadual Jurupará, dois locais de grande importância ambiental.
 
- Legado Experience: já é considerada a atração queridinha dos turistas. A atividade engloba guiamento especializado em trilhas curtas de nível de execução fácil com lindas paisagens, visita ao viveiro de plantas nativas (um trabalho pioneiro no Brasil feito pelo Legado das Águas), orquidário, jardim sensorial e banho de cachoeira. A atividade, que tem duração de 7 horas, pode ser feitas por pessoas de todas as faixas etárias.
 
- Canoagem: ideal para quem já fez e para quem fará pela primeira vez. Enquanto o turista rema, poderá contemplar a floresta que margeia o Rio Juquiá, além de ter uma grande possibilidade de avistar aves como martim-pescador, águia pescadora, garças e biguás.
 
- Astro Experience: a posição geográfica do Legado das Águas favorece a observação de planetas, berços estelares, estrelas mortas, aglomerados e outras galáxias com equipamentos de ponta. Realizar essa observação noturna é uma experiência inesquecível.
 
 
SOBRE O LEGADO DAS ÁGUAS - O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas à atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA - Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp