NOTAS RÁPIDAS - 17/07

Por
6 Min

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA SERÁ UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NO BRASIL

O Congresso aprovou um projeto de lei que torna a educação financeira parte obrigatória do currículo dos ensinos fundamental e médio. A matéria terá um caráter transversal, ou seja, estará presente em todas as séries, como ocorre com matemática e português.
A medida é criada enquanto o número de famílias endividadas no Brasil chega a 80%, o maior nível da série histórica, atingindo todas as faixas de renda.
Por causa de emendas que ampliaram o texto, o projeto volta à Câmara dos Deputados antes de seguir para sanção presidencial. Se aprovado, o Brasil se juntará à países como Austrália, Reino Unido e Suécia, que possuem a disciplina no currículo escolar.
FONTE: the news - [email protected]

 

FDA APROVA PRIMEIRO COMPRIMIDO QUE REDUZ EM ATÉ 60% O COLESTEROL RUIM

A Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA - sigla em inglês), órgão regulador dos Estados Unidos, aprovou nesta quinta-feira (16/7) o Lipfendra (enlicitide), primeiro medicamento em comprimido desenvolvido para bloquear a proteína PCSK9 e reduzir os níveis do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim.
A novidade é voltada para adultos com colesterol alto, incluindo pessoas que nasceram com uma condição genética que faz o organismo produzir níveis elevados de colesterol. Até agora, os medicamentos que atuavam da mesma forma só eram encontrados na versão injetável.
O colesterol LDL em excesso pode se acumular nas paredes das artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando o risco de problemas como infarto e AVC.
Segundo a FDA, o novo comprimido deve ser usado junto com uma alimentação equilibrada, prática de atividade física e os demais tratamentos indicados pelo médico.
O medicamento age bloqueando a proteína PCSK9, que dificulta a retirada do colesterol ruim da circulação. Com a proteína inibida, o fígado consegue eliminar uma quantidade maior de LDL do sangue, ajudando a controlar os níveis da substância.
FONTE: Metrópoles Saúde & Ciência - https://www.instagram.com/metropoles_saudeciencia/

 

STARBUCKS CRIA SEUS PRÓPRIOS APPS DE IA E DESAFIA MICROSOFT E IBM

A Starbucks decidiu desenvolver seus próprios softwares de IA para substituir aplicações fornecidas por gigantes como Microsoft e IBM. ⁠
Com a criação interna de ferramentas para controle de estoque e manutenção, a rede de cafeterias pretende reduzir drasticamente seus gastos anuais com TI, estimados em R$ 2,2 bilhões.⁠
A estratégia busca cortar custos operacionais e desafiar o tradicional modelo de licenciamento de software corporativo.⁠
FONTE: Forbes Brasil - https://www.instagram.com/forbesbr/

 

MUDANÇA NOS EUA: ESTUDANTES E JORNALISTAS PODERÃO FICAR MENOS TEMPO NO PAÍS

O governo dos Estados Unidos anunciou mudanças nas regras de permanência para estrangeiros com vistos de estudante, jornalista e intercâmbio. Pela nova norma, o tempo de estadia passará a ter um limite previamente definido: estudantes e intercambistas poderão permanecer por até quatro anos, enquanto jornalistas estrangeiros terão autorização de permanência de até 240 dias, com possibilidade de renovação. A medida ainda será analisada pelo Congresso e, se mantida, entrará em vigor em 60 dias.
Segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA, a mudança busca reforçar o controle migratório diante do aumento no número de vistos concedidos e da permanência prolongada de alguns estrangeiros no país. Com a nova regra, quem desejar continuar nos Estados Unidos após o prazo estabelecido deverá solicitar uma prorrogação às autoridades de imigração ou deixar o país para obter uma nova autorização.
FONTE: A Tarde - https://www.instagram.com/atardeoficial/

 

CAZÉTV FECHA PARCERIA PARA EXIBIR FINAL DA COPA DO MUNDO DE 2026 NOS CINEMAS

A CazéTV anunciou na quarta-feira (15/7) uma parceria com a Cinecolor Films para transmitir a final da Copa do Mundo de 2026 em salas de cinema de todo o Brasil.
A decisão entre Espanha e Argentina, marcada para domingo (19/7), às 16h, no MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA), será exibida nas redes Kinoplex, Cinemark e UCI, em seis estados e no Distrito Federal.
A iniciativa permitirá que os torcedores acompanhem a partida em telões de cinema, com transmissão ao vivo e cobertura completa do evento.
FONTE: Gazeta de S.Paulo - https://www.instagram.com/gazetasp/

 

DO LABORATÓRIO AO FRONT: ROBÔS HUMANOIDES PODEM INGRESSAR EM GUERRAS JÁ EM 2027

Robôs humanoides equipados com inteligência artificial podem começar a ser avaliados para funções militares com armas a partir de 2027, segundo a empresa norte-americana Foundation Future Industries, que já realizou testes com seus equipamentos na Ucrânia.
A companhia, especializada no desenvolvimento de máquinas humanoides para usos civis e militares, afirma que a tecnologia não deve substituir drones, mas atuar em missões terrestres nas quais a presença de soldados representa maior risco, especialmente em operações que exigem precisão.
FONTE: Olhar Digital - https://www.instagram.com/olhardigital/

 

COMISSÃO DA CÂMARA APROVA ADICIONAL DE 5% NA APOSENTADORIA DO INSS PARA MULHER COM FILHO

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante adicional de 5% na aposentadoria ou pensão da mulher que tenha filho. O percentual é limitado a até três filhos - pode chegar a 15% - e vale apenas para seguradas do INSS. A proposta tem caráter conclusivo, o que significa que não precisa ser aprovada em plenário, mas ainda precisa ser analisada em outras três comissões, incluindo a CCJ. O parecer deve ser aprovado sem mudanças para que não vá a plenário.
FONTE: Folha de S.Paulo - https://www.instagram.com/folhadespaulo/

 

ALCIONE GANHA EXPOSIÇÃO QUE CELEBRA 50 ANOS DE CARREIRA

Cinco passaportes, mais de 40 álbuns, figurinos históricos, fotografias, prêmios e objetos pessoais ajudam a contar a trajetória de Alcione na exposição em cartaz no Museu das Favelas, no Centro de São Paulo. A mostra celebra os 50 anos de carreira da artista e reúne mais de 650 itens de seu acervo pessoal em um percurso que passa por música, religiosidade, carnaval, ancestralidade e migração.
Idealizada e produzida pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), onde foi sucesso de público, a exposição "Com Amor, Alcione" chega pela primeira vez a São Paulo com um módulo inédito sobre migração criado especialmente para o Museu das Favelas.
A curadoria é assinada por Deyla Rabelo, Gabriel Gutierrez e Luciana Gondim, com curadoria institucional de Jairo Malta.
Logo nas primeiras salas, o visitante encontra um espaço dedicado à espiritualidade. Santos, entidades e orixás apresentam o sincretismo religioso cultivado pela cantora e mostram como a fé acompanha sua trajetória pessoal e artística.
FONTE: Portal G1 - https://www.instagram.com/portalg1/

 

Notícias Relacionadas »