GIL - ANDAR COM FÉ, musical biográfico de Gilberto Gil, chega ao palco do Teatro Santander dia 20 de agosto
Miguel Falabella, Gilberto Gil e Gui Ventura - Foto: Robert Schwenck
Miguel Falabella apresenta a Gilberto Gil o ator Gui Ventura, protagonista do musical que visitará sua vida e obra; ingressos para a temporada paulista já estão disponíveis na SYMPLA
Antes de ser revelado ao grande público, o diretor Miguel Falabella apresentou a Gilberto Gil o protagonista do musical sobre a sua trajetória. O local escolhido para o encontro foi o Teatro Fernanda Montenegro, do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Mineiro de Santa Luzia, Gui Ventura é um multiartista brasileiro, cantor, compositor, músico e ator, com trajetória marcada pela integração entre música, teatro e audiovisual. Ele foi escolhido entre mais de 800 pretendentes que disputavam a chance de viver o ícone da MPB nos palcos. Gui não conteve as lágrimas ao ver Gilberto Gil subir ao palco junto ao diretor Miguel Falabella.
“Vivi um misto de emoção e catarse. Eu estava diante não só de um dos grandes mestres da nossa música, mas do artista que tanto me influenciou a ponto de ter sonhado um dia interpretá-lo no cinema. Ele abrandou minha ansiedade e pude sentir a força que tem essa missão”, revela Gui.
Miguel apresentou a Gilberto Gil o conceito, a cena e os cenários inspirados nas artes plásticas da vanguarda brasileira. Gui levou seu violão, cantou e dedicou a Gil a canção “Orixá da Palavra”, composição sua que sintetiza traços e fatos da biografia do cantor baiano.
A Gil ele disse: “Vou fazer o melhor que eu puder”, que assim lhe respondeu: “Faça apenas o que puder, não precisa do melhor”. O encontro se encerrou com os dois cantando em dueto “A Paz”. Com as bênçãos de Gilberto Gil, Gui Ventura se prepara para enfrentar a maratona de ensaios.
No próximo dia 26 de junho, data de aniversário de Gil, será revelado o restante do elenco do espetáculo, que contará com 48 artistas, entre músicos e atores.
A partir de 20 de agosto, o Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi, em São Paulo, recebe GIL - ANDAR COM FÉ, uma superprodução inédita do teatro musical, que vai contar a história de um brasileiro, baiano nascido em Salvador e criado em Ituaçu, que ganhou o mundo. Ingressos para a temporada paulista já estão disponíveis na SYMPLA. Confira as informações em SERVIÇO (abaixo).
Dirigida por Miguel Falabella, esta é a primeira biografia musical dedicada à vida e à obra do artista, reunindo canções, episódios marcantes e passagens que atravessam suas diversas fases como criador, intérprete e pensador da música brasileira.
GIL - ANDAR COM FÉ é apresentado pelo Ministério da Cultura, Patrocínio Master Santander Brasil, Zurich Santander e Lorenzetti, com patrocínio MAPFRE e apoio Esfera e Ticket Edenred uma realização da Atual Produções e Aurora Produções, empresas com grandes espetáculos em seus portfólios, como “Tom Jobim Musical”, “Elvis - A Musical Revolution”, “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”, “Chorus Line”, “Donna Summer Musical”, “Zorro - Nasce uma Lenda”, “Frozen in Concert” e “Uma Coisa Engraçada Aconteceu a Caminho do Fórum”, entre outros.
O texto tem autoria de Newton Moreno, cuja obra se destaca pela brasilidade e forte presença poética, com títulos premiados como “Agreste”, “As Centenárias”, “Memória da Cana” e “Cangaceiras”.
A história inclui figuras essenciais do universo de Gil, como Caetano Veloso, Flora Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, Luiz Gonzaga, Sandra Gadelha e artistas e familiares que ajudaram a moldar sua trajetória pessoal e musical.
Canções como “Eu Vim da Bahia”, “Andar com Fé”, “Aquele Abraço”, “Domingo no Parque”, “London, London”, “Tempo-Rei”, “Se Eu Quiser Falar com Deus”, “Drão”, “Vamos Fugir”, “Back in Bahia”, “Palco”, “Realce” e “Toda Menina Baiana”, entre muitas outras, fazem parte da trilha sonora do musical, surgindo como elemento dramatúrgico fundamental, transformando lembranças em cena e recriando momentos de saudade, exílio, resistência, descoberta e celebração.
SERVIÇO:
Local: Teatro Santander
Endereço: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Complexo JK Iguatemi - São Paulo, SP
Ingressos em SYMPLA
Estreia: 20 de agosto de 2026
Classificação etária: 12 anos
Duração: 2h20 sem intervalo
Instagram: @gilandarcomfe
Obs: Todas as sessões possuem audiodescrição e libras
Sessões:
Quinta - feira às 20h
Sexta - feira às 20h
Sábado - às 16h e 20h
Domingo - às 15h e 19h
Valores:
Plateia VIP: R$ 200,00 meia entrada e R$ 400,00 inteira
Plateia Superior: R$ 150,00 meia entrada e R$ 300,00 inteira
Frisa Plateia: R$ 150,00 meia entrada R$ 300,00 inteira
Balcão A: R$ 100,00 meia entrada e R$ 200,00 inteira
Frisa Balcão: R$ 100,00 meia entrada e R$ 200,00 inteira
Balcão B: R$ 25,00 meia entrada e R$ 50,00 inteira
Descontos:
. 50% DE DESCONTO | MEIA-ENTRADA: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.
. 30% DE DESCONTO | CLIENTE SANTANDER: Limitado a 20% da lotação do teatro e não cumulativo com meia entrada. A compra é limitada a 2
ingressos por CPF. Na compra online é permitido utilizar somente cartão de crédito Santander. Na compra física (bilheteria ou totem), o pagamento com o desconto poderá ser realizado com cartão de débito ou crédito.