02/12/2020 às 15h57min - Atualizada em 02/12/2020 às 15h57min

Uma nova ética é possível!

Livro busca refletir sobre os atos violentos que têm vitimizado muitas mulheres

“Avessos e Versos: Violência Contra a Mulher”. Este é o título do livro lançado este mês de novembro na Feira Virtual do Flipoços por Magda Pereira Pinto, educadora, escritora e cineasta pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, do Rio de Janeiro/RJ, onde morou por três anos antes de voltar a residir em Poços, em 2017.
Doutora em Educação e Ecologia Humana pela Universidade de Brasília e Universidade Nova de Lisboa, Magda conta que desde a época que cursou filosofia, a ética foi a disciplina que mais chamou sua atenção. “O estudo sobre nossa conduta, nossos valores são questões intrigantes e desafiadoras”, disse. “Afinal, estabelecemos nossos valores e revê-los é parte importante nesse processo de vida.”
Dos estudos acadêmicos que se seguiram ao mestrado e doutorado, sempre discutindo a ética que permeia a relação sociedade e natureza - e, claro, movida pelas inquietações inerentes à sua personalidade, incluindo aí sua visão sobre os absurdos que têm acometido muitas mulheres, crianças, idosos e outras minorias -, surgiu o desejo de escrever o livro.
 
REFLEXÃO - Segundo a autora, “Avessos e Versos...” busca uma reflexão que possa desconstruir a ética da violência, o machismo enraizado na nossa cultura, fala sobre alguns caminhos que as mulheres podem buscar na estruturação de uma ética mais saudável, numa relação mais respeitosa e amorosa. “Em síntese, traz uma visão filosófica, histórica, que estrutura essa relação equivocada de nossa cultura”, explica. A obra também conta com um minidicionário, poetisas empoderadas, Leis Maria da Penha e do Feminicídio, definição dos tipos de violência (fisica, moral, patrimonial, sexual e psicológica) e ainda vários telefones de apoio à mulher no Brasil, em Minas Gerais e Poços de Caldas, serviços os quais elas podem buscar apoio, ser acolhidas.
Mais informações no site www.magda-pinto.webnode.com.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp