02/12/2020 às 15h56min - Atualizada em 02/12/2020 às 15h56min

Possíveis leituras

Bumba meu boi, São Luis/MA, 1978 - Acervo IMS
No dia 2 de dezembro, das 18h às 19h30, acontece a roda de conversa virtual Maureen Bisilliat e as manifestações culturais: Possíveis leituras em Poços de Caldas, sobre a produção da fotógrafa Maureen Bisilliat, 89 anos, e sua aproximação com os movimentos de cultura popular brasileira. O bate-papo será com a fotógrafa Dani Alvisi, a antropóloga Gabriela Acerbi e o congadeiro Renato Felipe, e acontece no contexto da exposição Agora ou nunca - Devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat, em cartaz no IMS Poços. A atividade é gratuita, mediante inscrição pelo Sympla.
Organizada pela área de Educação do Instituto Moreira Salles, a conversa abordará a experiência de Bisilliat e sua aproximação com movimentos como a Folia de Reis, em Alagoas, e o Bumba-meu-boi, em São Luiz do Maranhão. A partir disso, os participantes vão buscar entender as relações que se estabelecem na produção audiovisual dos movimentos populares do Sul de Minas.
As vivências dos convidados em eventos que acontecem em Poços de Caldas como a Congada, a Folia de Reis e a Festa de São Benedito ajudam a refletir como as instituições culturais podem contribuir para a valorização e salvaguarda dessas manifestações culturais.
Com 89 anos, Maureen Bisilliat é uma das principais fotógrafas do país. Ao longo de sua trajetória, registrou as paisagens e contradições do Brasil. A partir da década de 1980, parou de fotografar profissionalmente e passou a se dedicar ao registro em vídeo. 
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp