01/12/2020 às 18h06min - Atualizada em 01/12/2020 às 18h06min

A depressão em momento de pandemia

Livro de Lúcia Teixeira, destaque em duas mesas temáticas na Feira Virtual do Flipoços, aborda sintomas decorrentes de pandemia entre os jovens

“Caminho para ver Estrelas” (Cortez/Unisanta), 11ª obra da professora Lúcia Teixeira, foi destaque em duas mesas temáticas na Feira Virtual do Flipoços, neste início de mês. O livro voltado para o público infanto-juvenil, lançado em São Paulo no final de maio de 2019, foi escolhido por trazer uma temática importante para a juventude, a depressão, num momento de pandemia - embora o livro tenha sido lançado em 2019, antes da explosão da Covid-19. Ao mesmo tempo, foi considerado inovador: a obra inclui uma Playlist, relacionada com as emoções e fatos de cada capítulo, e QR Code para acessá-la também nas plataformas digitais.
Na história passada em 2020, em uma cidade praiana do Brasil, os personagens são adolescentes vivendo em mundos paralelos e em situações que funcionam como metáforas para temas atuais e universais.
As autoridades decretaram quarentena, devido ao rápido e letal contágio, impedindo todos os jovens de sair de casa, ir para a escola e deixar a cidade. Os dois adolescentes se espantam com o fato de que, em pleno século 21, doenças aparecem, outras sofrem mutações ou reaparecem em surtos e epidemias, sem controle, vitimando a tantos. No livro, a infecção se dá pelo vírus chamado Alienatio, que faz os jovens perderem a capacidade de imaginar, de ter desejos, de criar e de acreditar em si mesmos. A passagem desse sentimento de incapacidade em seu íntimo, por vias neurais, criou nos infectados um hábito de medo e tristeza, com falta de confiança em si e sem reação às decepções.
Os sintomas da epidemia retratada do livro têm relação com consequências psicológicas e mentais do novo coronavírus, apontadas por vários especialistas e pela Organização Mundial da Saúde. A pandemia gera estresse psicológico porque as pessoas se veem à mercê de outros e de forças incontroláveis, com risco de contaminação, incertezas, isolamento social e outras consequências econômicas, que podem agravar ou gerar problemas mentais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp