01/12/2020 às 18h05min - Atualizada em 01/12/2020 às 18h05min

Nova técnica para tratamento da próstata

Alcides Mosconi Neto proferiu palestra virtual sobre novo tratamento em Congresso Paulista de Urologia

Alcides Mosconi Neto, urologista
O médico poços-caldense Alcides Mosconi Neto ministrou palestra no XVI Congresso Paulista de Urologia realizado de forma virtual no período de 11 a 14 de novembro. Considerado o terceiro maior congresso do mundo nesta área da medicina, o encontro paulista reuniu, em quatro dias, mais de 340 especialistas do Brasil e do exterior e mais de 340 palestrantes internacionais e nacionais em salas plenárias, cursos e fóruns.
No encontro online em função da pandemia da Covid-19, o especialista debateu as recentes descobertas em tratamentos da hiperplasia prostática benigna (HPB). Entre esses, uma terapia que começa a ser utilizada no Brasil, porém, já aprovada em outras partes do mundo, que foca em casos de tumores com maiores dimensões na próstata. Segundo o urologista, esses procedimentos para tratamento de tumores com grandes dimensões na próstata são utilizados, desde 2014, em certas partes do mundo. “No Brasil, algumas intervenções deste tipo foram realizadas em São Paulo/capital, por um grupo de especialistas”, lembrou.
O urologista avalia que a nova terapia tem apresentado resultados bem satisfatórios porque além de menos invasiva, possui baixo índice de complicação para o paciente, período menor de internação e recuperação muito mais rápida, se comparada à cirurgia tradicional.
O médico, um especialista reconhecido nacionalmente, possui extenso currículo com mais 300 cirurgias realizadas utilizando técnica similar, ao novo procedimento, para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), um tipo de crescimento natural da próstata, sem relação com o câncer, que dificulta ou impede a passagem da urina pela uretra.
 
CURVA DE APRENDIZADO -  No próximo ano, Alcides embarcará para Toulouse, no sul da França, para um período de estudos. “Uma curva de aprendizado”, como prefere dizer, para ampliar os conhecimentos sobre os novos métodos de tratamento da próstata, em caso de pacientes com tumor de maior dimensão. Nessa região da Europa atuam alguns dos principais urologistas do mundo, entre eles os responsáveis pelo desenvolvimento da inovadora técnica cirúrgica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp