27/07/2021 às 17h10min - Atualizada em 27/07/2021 às 17h10min

Comida di Buteco 2021: Salve os butecos

FONTE: Angela Turda - Assessoria de Imprensa - FOTOS: Dreison Medeiros
Um dos pratos participantes desta edição
,
Após quatro adiamentos em função da pandemia, o concurso está de volta: de 30 de julho a 22 de agosto acontece o Comida di Buteco, em sua 21ª edição, pela primeira vez em sua história, com foco no delivery
 
O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. “Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados ´butecos´ já era o nosso propósito, com pandemia se tornou urgente. Nossa missão - ´Transformar vidas através da cozinha de raiz - Buteco extensão de sua casa´ - se faz mais necessária do que nunca”, dizem os organizadores. Segundo eles, 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas. Muitos de forma irreversível, mas vários, quem sabe, reabram em um momento pós-pandemia.
Por isso, mais do que nunca o público pode ajudar, prestigiando os butecos via delivery, trazendo não apenas faturamento adicional a eles, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos. Para isso foi criado o movimento Salve os Butecos (veja informações abaixo). O objetivo é ajudar a gerar fluxo de caixa para os butecos, de forma que eles possam se reerguer.
 
SEGURANÇA - Neste 2021, pela primeira vez em sua história o concurso terá um formato híbrido, pois os consumidores poderão provar os petiscos participantes do concurso através do delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”. Para isso foram colocados os telefones dos butecos participantes no site para que todos possam pedir o petisco diretamente a eles - seja por telefone ou mensagem de WhatsApp.
Os butecos participantes do Comida di Buteco estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares determinada pelos governos municipais em cada cidade onde o concurso acontece. “Temos orientado todos a cumprirem rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento e estamos continuamente checando e reforçando esse cumprimento”, pontuaram.
 
Para reforçar os cuidados, a organização viabilizou uma parceria com a Tagme - plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios - para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco. Esta ferramenta está acessível através do site www.comidadibuteco.com.br, localizando o buteco que quer visitar em cada cidade e clicando no botão Tagme. Desta maneira, naquele horário a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas.
Também foi elaborada uma lista de dicas para os consumidores (que será divulgada nas redes sociais) para que eles também respeitem as regras e não causem constrangimento aos butecos e eventualmente multas e fechamentos pelo poder público, bem como desclassificação no concurso por desrespeitar as regras de funcionamento de forma reincidente. Como exemplo destas recomendações e dicas: “não servir ninguém que não esteja sentado nem efetuar vendas para que as pessoas consumam em pé ao redor do bar”.
 
RAIZ - Primeiro concurso do gênero no país, o Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.

  
 
SUA MECÂNICA - Elege-se o Melhor Buteco da cidade e não o melhor petisco!
Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias. Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de outubro.
 
PATROCINADORES 2021 - O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores. Eis algumas das principais marcas que estão presentes:
- Santander
- Eisenbahn (Patrocinadora oficial em São Paulo e Rio de Janeiro)
- Heinz
- Mc Cain
- Reserva 51
- M Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos
- Cervejaria Bohemia - Cerveja Oficial do Comida di Buteco em MG (6 circuitos), Brasília, Goiás e Manaus
- 99Food
 
SALVE OS BUTECOS - Todos podem participar do movimento: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os butecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br. 
A conta para doações é: Banco Santander 033 / Agência: 1595 / Conta número: 130023050 / Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA / CNPJ: 06.204.569/0001-55
 
REDES SOCIAIS:
Instagram: /comidadibuteco
Facebook: _comidadibuteco
Twitter: @_comidadibuteco
Site: www.comidadibuteco.com.br
*Baixe o app ComidadiButeco

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp