21/07/2021 às 14h56min - Atualizada em 21/07/2021 às 14h56min

Podcast sobre o ex-juiz Sergio Moro estreia nesta quarta-feira (21/7)

FONTE E FOTO: Lívia Melo - DRONE Comunicação - livia@agenciadrone.com.br

Idealizado e apresentado por Orlando Calheiros, antropólogo e coordenador da Comissão da Verdade e pelo advogado Alcysio Canette, "O Código do Russo" vai abordar a ascensão e a queda de uma das personalidades mais emblemáticas e polêmicas do cenário político brasileiro na última década.
Produzido pela Half Deaf, tem convidados como o ministro do STF, Gilmar Mendes, e a ex-deputada federal, Manuela D' Ávila, e seis episódios que serão publicados quinzenalmente
 
O ex-juiz Sergio Moro esteve no centro dos debates políticos da última década no Brasil, especialmente por decisões e posicionamentos que motivaram ondas de apoio e críticas em todo o país. Para relembrar, analisar e discutir sua trajetória e os impactos de suas ações na sociedade brasileira, a Half Deaf lança nesta quarta-feira, 21/7, o podcast “O Código do Russo” que, em seis episódios de uma hora cada, irá contar a ascensão e queda do magistrado. Idealizado e apresentado pelo antropólogo Orlando Calheiros, um dos coordenadores da Comissão da Verdade, e pelo advogado Alcysio Canette, e convidados como o ministro do STF, Gilmar Mendes, a ex-deputada federal pelo PCdoB, Manuela D' Ávila, e Eugênio Aragão, ex-subprocurador da Justiça e ex-ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff.
O novo podcast pretende explicar como o juiz de primeira instância chegou a ser superministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro e acabou pedindo demissão em abril de 2020. Os próximos episódios serão lançados quinzenalmente, às terças-feiras, e poderão ser acompanhados no site da Half Deaf e em todas as plataformas de podcasts, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
''O projeto começou a ser gestado em março deste ano, antes mesmo da suspeição de Moro. Percebemos que era fundamental debater a Operação Lava Jato e suas arbitrariedades por um outro prisma e mostrar como o judiciário e a sociedade brasileira formam, acolhem e normalizam personagens como ele. A intenção foi fugir da narrativa tradicional heroica da operação e mostrar que o juiz não apenas estava longe de ser o paladino construído pela mídia, mas que suas ações tiveram consequências profundas e danosas para a política nacional", explica Orlando Calheiros, criador do podcast.
 
Sobre o convite e participação de nomes influentes dos poderes legislativo e judiciário, Calheiros afirma que foi uma negociação muito mais tranquila do que ele imaginou. "Todos os entrevistados foram muito solícitos e estavam desejosos de contar suas opiniões e versões sobre a saga de Sergio Moro na política brasileira. Alguns ficaram muito animados por, enfim, exporem o seu lado da história", pontua.
 
A narrativa de “O Código do Russo”
 
Os episódios de “O Código do Russo” se dividem em quatro linhas principais: um apanhado histórico, desde as origens da Operação Lava Jato e como ela já nasceu de um ponto juridicamente insustentável; a quebra da figura de homem impoluto de Moro e a falsa imagem de que a operação ia acabar com a corrupção; o funcionamento e meandros de instituições do Judiciário e do Ministério Público por meio de entrevistas com personalidades que conhecem profundamente esses órgãos, e, por último, a soltura de Lula, a perda de prestígio de Moro dentro do governo Bolsonaro e sua demissão.
 
ORLANDO CALHEIROS NA CPI DA COVID -  Além de antropólogo e coordenador da Comissão da Verdade, Orlando Calheiros transmite, analisa e comenta ao vivo, via Twitch, os desdobramentos da CPI da Covid, instaurada para investigar as irregularidades do governo Bolsonaro na gestão da crise sanitária. "Percebo um público bastante abrangente acompanhando as transmissões, desde pessoas mais velhas - na casa de seus 60 anos - aos mais jovens - vários abaixo dos 18. Muitos são acostumados a debater política, mas não sabem, por exemplo, como funciona uma CPI. Não entendem exatamente como a política ‘real’ opera", analisa.
 
A PLURALIDADE DE CONTEÚDOS DA HALF DEAF -  A Half Deaf é uma produtora de podcasts ligada à agência de marketing digital GMD. É especializada em produtos originais, branded content e coproduções. Tem mais de 1 milhão de ouvintes e 30 milhões de plays entre todos os seus podcasts, que tratam de assuntos variados e levam ao debate questões raciais, ambientais, políticas, dificuldades de jovens casais e o universo gamer. Também produz podcasts corporativos e já trabalhou em parceria com a 99 Táxi, Microsoft, Ministério da Saúde, Sony Music, Blizzard, e Intimus, entre outros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp