20/07/2021 às 15h44min - Atualizada em 20/07/2021 às 15h44min

Festival Literário Internacional de Poços de Caldas começa nesta quarta-feira em mais uma edição 100% online

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa Flipoços - GSC Eventos Especiais

A plataforma oficial flipoços.com já está no ar de modo simples, interativa e de fácil navegação
  
O público terá acesso a debates, autores e livros, em uma única plataforma de streaming, fácil e interativa, que pode ser acessada em: www.flipocos.com. Este será o endereço certo dos amantes da literatura, especialmente de 21 a 25 de julho, quando acontece o 16º. Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. Esta é a segunda edição virtual do evento, considerado um dos principais do segmento no Brasil.
Assuntos de interesse geral fazem parte das mesas com autores e especialistas de diferentes áreas. Entre os temas estão: “História do Negro no Brasil, narrativas esquecidas”, "Desigualdade social e Pandemia - traumas brasileiros", “Conhecimento Liberta, como os novos desafios do aprendizado e as formas de relacionamentos podem nos impactar."
Em 16 anos de história, o Flipoços promove mais uma vez encontros especiais com os autores, proporcionando uma experiência inédita sobre suas obras, assuntos atuais e o universo da escrita, para todos que participam. Entre os inúmeros convidados nacionais e internacionais estão jornalistas, escritores, editores, críticos literários e leitores também. Serão mais de 60 atividades em duas salas virtuais. As novidades desta edição são: a Livraria Flipoços, em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista, e o lançamento da 1ª Residência Literária Virtual Flipoços Camões, em parceria com o Camões Brasil e Publishnews, atividade inédita no Brasil.
 
Programação de abertura - Sala Autores e Lançamentos
 
A abertura oficial do Flipoços 2021 será na quarta, 21, às 10h, com a apresentação dos autores portugueses da 1ª. Residência Literária Virtual Flipoços Camões 2021 - Joel Neto (romancista e cronista) e Teolinda Gersão (romancista) e a participação de autoridades do mundo do livro. Na sequência, às 11h30, será transmitida, com o oferecimento da Editora Record, a Mesa "Centenário de Paulo Freire, vida, obra e legado de um grande educador", com Luis Antonio Simas, Sergio Guimarães e mediação de Georgina Martins. O Grupo Editorial Record relança em 2021 várias obras do importante educador Paulo Freire como parte das comemorações de seu centenário de nascimento.
Às 13h30, o público poderá conferir a Mesa "Um mundo sem livros e sem livrarias?", com Roger Chartier, Bernardo Gurbanov e Guiomar de Grammont como mediadora, com o oferecimento Fórum das Letras.
Logo em seguida, às 15h, a programação oferecida pelo SESI traz a Mesa "Descubra lendas da tradição oral africana em cordel". Os autores de Uagadu - Uma odisséia africana, Marco Haurélio e Arlene Holanda, participam de bate-papo com foco no lançamento e as lendas da tradição oral africana em cordel. A mediação será de Josilma Amato. Às 16h30 tem a Mesa "Nelson Rodrigues e os folhetins: a literatura nas páginas dos jornais", com Sonia Rodrigues, Paulo Werneck e mediação de Raquel Cozer. Oferecimento HarperCollins.
Às 18h está marcada a Mesa "Prêmios Literários na construção de carreira do autor", com Eliana Cardoso, Mailson Furtado e Aline Bei. Com mediação de Laura Grossmann e oferecimento Amazon Kindle.
A sexta Mesa, “Conhecimento Liberta, como os novos desafios do aprendizado e as formas de relacionamentos podem nos impactar”, com Jessé Souza e Eduardo Moreira, será às 19h30. Oferecimento Editora Sextante.
O destaque para esta programação é a que ela estará acessível em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.  
 
Para encerrar o primeiro dia, às 21h tem a Mesa "Guerras do Brasil - As batalhas que marcaram a história do país", com José Francisco Botelho, Fabricio Lyrio Santos, Rodrigo Trespach, mediação de Malu Poleti e oferecimento HarperCollins.
 
 
Sala SESC Flipocinhos
 
Duas salas ficarão disponíveis de forma simultânea, a de Autores Convidados e Lançamentos e a Flipocinhos, com atividades para as crianças realizadas em parceria com o SESC. Férias com diversão e aprendizado garantidos.
Na quarta 21, a programação para as crianças começa às 11h, com dois espetáculos inéditos: Grupo Passarinho Casa de Brincar”, com o Teatro de Sombras “Molibá Makassi”, um conto africano sobre coragem, e “A Sereia Iara Contra o Malvado Porcalhão”. Na sequência, o grupo Estação Criativa apresenta “Leco no Mundo dos Heróis”.
Às 13h30 tem a Oficina Palavra e Imagem: Ilustração e Contação de Histórias Infantis, com Jesuane Salvador e Davi Daniel.
Às 15h, “Leco, o Sonhador no Mundo das Letras”. A descoberta da leitura através do personagem Leco, dentro deste conto criado pela Estação Criativa. A história de sonho e imaginação apresenta de forma lúdica, a alegria de ler e praticar a leitura. Uma excelente forma de envolver e apresentar às crianças, os benefícios da leitura.
A Editora SESI oferece a atração das 16h30, que trará mais de 90 brincadeiras com a Cia. Malas Portam - Contação de Histórias, com Nina Brondi (Parceira SESI-SP Editora e Influenciadora digital do Instagram Mar de Histórias).
Às 18h tem a Mesa "Literatura Brasileira Contemporânea: vieses e desvios", com Nara Vidal (Mapas para Desaparecer), Renata Belmonte (Mundos de uma noite Só), Luis Pimentel (Alguém vai ter que pagar por isso). O mediador será Rodrigo de Faria e Silva e o oferecimento da Editora Faria e Silva.
Fechando o primeiro dia de programação da Sala SESC Flipocinhos, às 19h30 tem a Mesa “Elas e os livros: O universo juvenil no Brasil”, com Babi Dewet, Lavínia Rocha e Paola Siviero. Mediação de Flávia Lago. Oferecimento Editora Autêntica.
 
Viu só quanta coisa bacana? E este é só um apanhado do primeiro dia. Serão cinco dias de intensa programação, que pode ser conferida na íntegra no site.
O 16º. Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas conta com mais de 20 editoras parceiras e inúmeros títulos que serão vendidos simultaneamente enquanto são exibidos ao vivo os debates.
 
O 16º. Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, edição virtual, acontece neste ano entre os dias 21 e 25 de julho e conta com o Patrocínio Master DME (Departamento Municipal de Eletricidade) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Curimbaba pela Lei de Incentivo Federal. Patrocínio Cultural Transtassi, Kindle Direct Publishing e EPTV. Realização GSC Eventos Especiais. Apoio Cultural da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Instituto Conhecimento Liberta, União Literária de Minas Gerais, Sesc MinasLivraria Oficial Martins Fontes Paulista. Realização GSC Eventos Especiais.  
Mais informações no site www.flipocos.com e pelo telefone (35) 3697-1551.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp