19/07/2021 às 15h11min - Atualizada em 19/07/2021 às 15h11min

NOTAS RÁPIDAS - 19/07

SANCIONADA LEI QUE CRIA O “BOLSA BANQUEIRO”
 
A Lei 14.185/21, que autoriza o Banco Central (BC) a remunerar depósitos voluntários das instituições financeiras, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e entrou em vigor nesta quinta-feira (15). Atualmente, o BC administra a quantidade de dinheiro no sistema bancário por meio da venda, com compromisso de recompra, de títulos públicos de sua carteira. São as chamadas operações compromissadas, que entram no cômputo da dívida pública do Governo Federal. Os depósitos voluntários vão funcionar como um instrumento alternativo, segundo a Agência Câmara. A taxa de rendimento e as condições dos depósitos, se à vista ou a prazo, serão definidas por ato do BC.
Segundo a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, trata-se do "Bolsa Banqueiro, sem limite e sem justificativa", que "pretende legalizar a insustentável remuneração diária aos bancos".
Em artigo publicado esta semana, o analista do Banco Central Cláudio Jaloretto reconhece que o uso do depósito voluntário remunerado provocará uma "significativa redução artificial da dívida".
 
Fonte: Maria Lucia Fattorelli - Monitor Mercantil
 
 
 
 
 
CONCURSO VAI SELECIONAR INFLUENCIADORES DE GASTRONOMIA
 
A Herança Holandesa, marca de farinha de trigo da Unium, acaba de dar início às inscrições para o concurso “Seja um Influencer Herança Holandesa”, que irá escolher três "referências digitais" no ramo gastronômico para representar a indústria em publicações nas redes sociais pelo período de três meses. Os interessados têm até o dia 15 de agosto para se cadastrar no site www.influencer.herancaholandesa.com.br.
Os requisitos para participar são: ser maior de 18 anos; possuir perfil ativo e público no Instagram voltado à gastronomia e com mais de mil seguidores; ler o regulamento completo no site da campanha; e demonstrar identificação com a Herança Holandesa. Dividido em duas fases, o concurso escolherá os três melhores influencers por meio de um vídeo de até um minuto sobre a "receita favorita", que deve ser enviado pelos candidatos até o dia 27 de agosto. 
Além de contar com a divulgação nas redes sociais oficiais da Herança Holandesa, os vencedores receberão, durante três meses, cestas com todos os produtos da marca e brindes especiais, além de uma batedeira Kitchenaid. Uma visita às instalações do Moinho Herança Holandesa, em Ponta Grossa, também está planejada.
A divulgação dos vencedores será no dia 1° de setembro de 2021.
 
FONTE: Central Press - centralpress@centralpress.com.br
 
 
 
 
 
PESQUISA DA BOOKING.COM REVELA QUE BRASILEIROS SE SENTEM INCOMODADOS QUANDO ACOMODAÇÃO OS IMPEDE DE SER SUSTENTÁVEIS DURANTE VIAGEM
 
O Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com para o ano de 2021 mostrou que 96% dos brasileiros acreditam que as viagens sustentáveis são essenciais. Em meio a 30 nacionalidades consultadas pela empresa, o país fica em terceiro lugar entre os viajantes que mais dão importância ao assunto, empatado com os mexicanos e colombianos, atrás apenas dos quenianos (98%) e dos vietnamitas (97%). De acordo com o levantamento, durante suas férias nos últimos 12 meses, 49% dos viajantes brasileiros tomaram a decisão consciente de desligar o ar-condicionado ou aquecedor da acomodação quando não estavam presentes, enquanto 54% decidiram levar sua própria garrafa de água reutilizável na viagem, em vez de comprar garrafas descartáveis. Por fim, 29% se envolveram em atividades para ajudar a comunidade local.
Além disso, 64% dos viajantes brasileiros disseram que ficam incomodados quando estão em uma acomodação que os impede de ser sustentáveis, por exemplo, não oferecendo a coleta de lixo reciclável. Em paralelo, 96% dos brasileiros dizem que querem se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano - um aumento notável em relação ao ano de 2016 (80%), quando a Booking.com conduziu pela primeira vez uma pesquisa em torno das viagens sustentáveis. Na edição de 2020, logo antes da pandemia, esse número era de 94%.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Booking.com no Brasil
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