16/07/2021 às 15h32min - Atualizada em 16/07/2021 às 15h32min

O que faz um Sommelier de Cervejas?

Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
jean.benetti@bol.com.br
,
Atualmente as mulheres já ocupam mais da metade das vagas nos cursos de formação espalhados pelo Brasil
 
Qualquer um que acompanhe (ou só aprecie) o mercado de cervejas, certamente, notou a enorme expansão que essa atividade experimentou nos últimos anos, especialmente no Brasil. Mas como saber, com tantas marcas e rótulos novos da bebida, quais são de qualidade e quais obedecem aos critérios de classificação internacionalmente estabelecidos? É aí que entra a figura do Beer Sommelier, ou, aqui no Brasil, o Sommelier de Cervejas.
Presença marcante nos principais bares, restaurantes, empresas e cervejarias que trabalham com cervejas de qualidade, o Sommelier de Cervejas é aquele profissional qualificado a reconhecer os sabores, aromas, estilos, história, degustação, análise sensorial, enfim, tudo o que cerca a produção de determinado estilo da cerveja.
E não se confunda o Sommelier de Cervejas com o Mestre cervejeiro! Este é o artista responsável direto pela produção da bebida; já o Sommelier de Cervejas é o profissional que faz a apresentação do produto aos consumidores.
 
Mas não é “só” isso. O Sommelier de Cervejas também pode atuar nas seguintes atividades: treinamento de equipes de atendimento e vendas cervejeiras; consultoria para empresas do ramo, ajuda na criação de novos produtos dentro das cervejarias; organização de eventos de harmonização e degustação; atuação em bares e restaurantes elaborando cartas de cervejas de acordo com o estabelecimento; indicação e sugestão de cervejas e harmonizações de acordo com o perfil do cliente; atuação em importadoras e clubes de assinatura de cervejas, escolhendo as opções de cervejas mais interessantes para os clientes e descrevendo informações técnicas sobre o produto; julgamento de cervejas em competições, de acordo com o estilo selecionado; atuação como professor em cursos de formação de Sommelier de Cerveja; e, o mais importante, indicando a maneira correta de servir a bebida, seja adequando à temperatura ou ao copo apropriado a cada estilo, de modo a que o consumidor desfrute da melhor experiência possível.
 
Para se tornar um Sommelier de Cervejas, basta ter mais de 18 anos e ter completado o ensino médio. Os cursos de formação contam com cargas horárias a partir de 100 horas. E está enganado quem pensa que essa atividade está restrita ao público masculino: as mulheres, hoje em dia, já ocupam mais da metade das vagas nos cursos de formação espalhados pelo Brasil: são as Sommelières de Cerveja (“très chic!”).
 
Para mais informações, consultar o Science of Beer Institute (Sommelier de Cerveja), onde me formei Sommelier, instituição que oferece cursos de formação nas seguintes cidades: Juiz de Fora, São Paulo, Ribeirão Preto, Campo Grande, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Londrina, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis.
 

















,
,

*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp