15/07/2021 às 14h41min - Atualizada em 15/07/2021 às 14h41min

Galeria de arte itinerante lança projeto "História de Todas Nós Mulheres"

FONTE E FOTOS: Agência Brands - FOTOS: UP Time Art Gallery
"Rastros de Deus", de Iolanda Delpupo

Por meio de vídeos, episódios de podcast e uma exposição virtual e gratuita, a UP Time Art Gallery reforça a luta feminina por direitos igualitários, seja dentro ou fora do movimento artístico
 
Apesar de já se passarem mais de cem anos desde que as mulheres conquistaram seus direitos, como o poder de voto, questões como o feminicídio, a desigualdade salarial e situações de assédio persistem e desafiam todas as pessoas que reconhecem a importância da igualdade de direitos. A luta constante marca conquistas históricas, mas ainda se depara com momentos que resistem à modernidade e se mostram congelados no passado. Pensando nisso, a UP Time Art Gallery, galeria de arte itinerante que busca democratizar a arte contemporânea, apresentando o que há de mais novo no cenário brasileiro e europeu, criou o projeto “História de Todas Nós Mulheres”. Unindo 22 artistas, entre mulheres e homens, a intenção é lutar por justiça ao apresentar as histórias e vozes reais que representam a galeria e a sociedade.

“O projeto nos traz um tema tão emocionante e, ao mesmo tempo, atual. O reconhecimento dos direitos sistematicamente negados às mulheres é um processo que começou há séculos. Muito já foi conquistado. Mas também ainda falta muito a se conquistar”, explica Marisa Melo, curadora artística, artista visual e fundadora da galeria de arte, que alcança mais de 30 países. “Queremos que essas vozes cheguem de todas as formas para o máximo de pessoas. Por isso, além da exposição exclusiva, gratuita, 3D e virtual, que disponibilizamos para todos os públicos, também vamos contar essas histórias de superação e luta, por meio de vídeos e episódios semanais do podcast da UP Time Art Gallery: o ‘Bate-Papo com a Curadora’, que complementa o projeto”.

Para Marisa Melo, a igualdade de gênero é uma tarefa de todos. Por isso, além da presença de artistas mulheres, participam igualmente os homens, incentivando que o fim do desequilíbrio da sociedade patriarcal não passe somente pelo despertar e ações das mulheres, mas também pela conscientização masculina. “Estamos, cada vez mais, conscientes de que talento não é exclusivo de homens ou mulheres. A sensibilidade, a doçura, a força e o vigor podem, sim, existir em ambos. Seria um contrassenso criticar a exclusão praticando a exclusão e, para conseguirmos alcançar o reconhecimento de que é preciso mudar, é necessário desarmar e unir esforços para construir um mundo onde ninguém seja discriminado pelo gênero, crença ou pela cor de sua pele”, finaliza Marisa.

A exposição “História de Todas Nós Mulheres” faz parte da Galeria 3D e virtual da UP Time Art Gallery, projeto que já reúne 20 exposições abertas, que recebem, em média, 42 mil pessoas de diferentes nacionalidades, em uma exibição disponível para os internautas por 30 dias. O acesso pode ser feito, gratuitamente, até 10 de agosto, no site da galeria de arte itinerante.

Sobre a UP Time Art Gallery - Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, artista, curadora artística e crítica de arte, a galeria de arte alcança mais de 30 países ao redor do mundo, isso porque ela funciona em formato digital desde o seu nascimento, apresentando mundialmente exposições 3D e exposições regionais presenciais com um time de artistas distintos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp