01/12/2020 às 16h17min - Atualizada em 01/12/2020 às 16h17min

Como fazer a higiene correta do seu copo?

Jean Benetti - Sommelier de Cerveja
jean.benetti@bol.com.br
Coleção do colunista: copos, taças e canecas de cerveja
Com o crescimento do mercado de cervejas artesanais, cresceu o interesse dos brasileiros por copos, taças e canecas nos formatos mais adequados para cada estilo da bebida. Com isso, aumenta também a preocupação com a higiene desses itens, principalmente daqueles mais “disputados”, cujos estilos correspondam a cervejas mais requisitadas.
Mas como reconhecer se um copo está bem higienizado? Antes mesmo de despejar a bebida no copo ou taça, deve-se observar se o recipiente não está opaco ou com manchas de batom; e ele deve ser inodoro, ou seja, não pode apresentar nenhum tipo de cheiro, nem bom e, menos ainda, ruim. Depois de servir a cerveja, é importante que não haja o acúmulo de bolhas em locais específicos nas “paredes” do copo, pois são sinais claros de resíduos de gordura ou poeira. Caso note que a bebida está com aparência de guaraná ou que a espuma da cerveja lembra bolhas de detergente, troque o copo, pois isso também prejudica (e muito!) a degustação.
Em casa, o ideal para uma boa higiene dos copos é ter uma esponja bem macia (ou aquelas de cor laranja específicas para vidros e cristais) e mantê-la separada dos demais utensílios e louças. O sabão ou detergente não deve ter aromas fortes, preferencialmente neutro ou de coco, e recomendo misturar vinagre de maçã numa proporção de meio a meio para dar mais brilho à taça. Muita atenção na borda do copo, pois é o local onde se acumula mais sujeira. Depois disso, é necessário enxaguar deixando correr bastante água (se puder ser quente, tanto melhor) e retirar qualquer resquício de sabão que fica no copo para evitar que, depois de seco, apresente cheiro de ovo. Lavadora de louças, nunca, pois riscam o copo e tiram os logotipos. Na secagem, o copo deve ficar em algum tipo de escorredor e nunca ser secado por dentro com pano de prato, uma vez que isso deixa restos de algodão no interior do recipiente. No mercado é bastante comum encontrar uma espécie de tapete “vazado”, que é ideal para deixar escorrer naturalmente os copos de cerveja.
Cuide bem de seus copos e exija que o bar, pub ou restaurante que você frequenta faça o mesmo. Para além da evidente importância da higiene nos dias atuais, cervejas de qualidade serão melhores apreciadas em copos limpos.




*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp