14/07/2021 às 15h38min - Atualizada em 14/07/2021 às 15h38min

Plataforma e programação do Flipoços 2021 já estão no ar

FONTE: Assessoria de Imprensa Flipoços - FOTO: Brand-News

Presença de autoridades, imprensa e parceiros marcou o lançamento do festival virtual
 
Nesta terça-feira, 13 de julho, aconteceu de forma virtual o lançamento do Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. O evento reuniu representantes das editoras parceiras, autoridades, convidados e imprensa. O lançamento foi transmitido ao vivo com a participação de todos os envolvidos, inclusive de outros países. A solenidade foi aberta pela Diretora da GSC Eventos Especiais, Gisele Corrêa Ferreira, que há 16 anos realiza o Festival Literário e a Feira do Livro de Poços.
 
Houve a apresentação da plataforma online para exibição dos debates com a participação dos escritores e convidados, com ênfase para a facilidade de acesso, interatividade e para as duas salas virtuais simultâneas: Autores e Lançamentos e Sesc Flipocinhos, que contarão com o inédito formato dos livros em carrosséis de facílimo acesso para que o público possa comprar na hora o livro do autor que estiver na sala palestrando. A logística ficará a cargo da Livraria oficial do Flipoços, Livraria Martins Fontes Paulista.
 
Este ano, mais de 20 editoras parceiras ficaram responsáveis pela curadoria do Festival e trazem autores importantes, nacionais e inéditos internacionais. A organização destacou ainda as novidades de 2021, como a Livraria Flipoços. "É um projeto que veio agregar valor ao Festival, sendo mais um suporte para editoras, livros e autores. A Livraria Flipoços nasceu na pandemia, mas já era algo que nós tínhamos como foco. Apenas antecipamos para contribuir com o propósito do Flipoços Virtual e ser mais um aliado para as inúmeras editoras brasileiras parceiras do nosso Festival”, destaca a curadora Gisele Ferreira.
 
Projeto inédito de Residência Literária Virtual
 
Outra novidade lançada pelo Flipoços é a 1ª Residência Literária Virtual, um projeto realizado pela GSC Eventos e pelo Camões - CCP Brasília. O Flipoços concentrará suas atividades entre os dias 21 e 25 de julho, mas terá ações importantes para o setor durante todo o ano. Dentre elas a 1ª Residência Literária Virtual Flipoços Camões, que terá início dia 26 de julho, segunda-feira, às 10h30 (horário BR) e 14h30, em Portugal, onde todos poderão acompanhar em tempo real o “city tour virtual” dos autores portugueses - Teolinda Gersão e Joel Neto - por Poços de Caldas.
Eles foram convidados pela organização para estrear o projeto e valorizar ainda mais a parceria entre Brasil e Portugal, além do intercâmbio cultural que o Flipoços tem promovido em prol da valorização da língua portuguesa e lusofonia nos últimos dez anos. O objetivo da residência é que os autores convidados desenvolvam textos baseados na “História Literária de Poços de Caldas”. Para isso eles seguirão uma maratona de cinco webinares com historiadores, pesquisadores, escritores de Poços de Caldas, que os guiarão no “city tour virtual” mesclado por vídeos de época e atuais, além de bate-papos elucidativos ao tema. A Residência terá duração de 20 dias e todas as webinares poderão ser acompanhadas ao vivo, em tempo real, pelo público que pela primeira vez vai acompanhar um “reality literário”.
 
Como legado da 1ª Residência Literária Virtual Flipoços Camões, a curadoria e comissão organizadora do projeto vão produzir um E-book que poderá ser baixado gratuitamente na Livraria Flipoços, e ainda um mini-documentário dos bastidores e todas as webinares e tour virtual do projeto. O documentário será disponibilizado em várias plataformas no Brasil e no exterior, como uma referência que poderá ser seguida em outros lugares.
 
Além disso, o portal de notícias e de informações sobre o mercado editorial brasileiro Publishnews, aproveitará a Residência Literária Virtual Flipoços Camões 2021 para lançar o DNA PublishNews, o seu laboratório de mídia.
Ao longo de todo o período da Residência, uma página vai emular as situações vividas por Teolinda Gersão e Joel Neto como se eles estivessem, de fato, em Poços de Caldas.
A página será lançada no dia 21 de julho, no primeiro dia do Flipoços, já com entrevistas que apresentam os dois autores de uma maneira bem pessoal. À medida em que os encontros virtuais acontecerem, a página será atualizada constantemente e se tornará um documento da passagem dos dois autores pela cidade mineira.
Todos os encontros dos autores Joel Neto e Teolinda Gersão com o público terão transmissão ao vivo pelas redes sociais Facebook e Youtube do Flipoços, Camões e parceiros.
 
O 16º. Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, edição virtual, conta com o Patrocínio master DME (Departamento Municipal de Eletricidade) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Curimbaba, pela Lei de Incentivo Federal. Patrocínio Cultural Transtassi, Kindle Amazon e EPTV. Realização GSC Eventos Especiais, apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e parceria Livraria Oficial Martins Fontes Paulista.
Mais informações no site www.flipocos.com.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp