14/07/2021 às 14h41min - Atualizada em 14/07/2021 às 14h41min

Comissão Pró-Ferrovias Mineiras será reinstalada

FONTE: Assessoria de Imprensa ALMG - FOTO: Daniel Protzner
Doutor Jean Freire (2º vice-presidente da ALMG) durante a análise de proposições na reunião Ordinária de Plenário

Grupo vai fomentar debates sobre o potencial e os investimentos no transporte ferroviário de cargas e de passageiros
 
Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai reativar sua Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, pelo período de um ano, prorrogável por mais um. A decisão da Mesa foi lida em Reunião Ordinária do Plenário nesta terça-feira (13/7/21).
A Mesa da Assembleia considerou, entre outras questões, que o investimento em infraestrutura é imprescindível para a retomada do crescimento econômico do Estado e que é necessário superar os problemas de mobilidade e logística. 
Também pontuou a existência de estrutura ferroviária subutilizada ou abandonada em diversos pontos do Estado e as possibilidades de aprimoramento do transporte de carga e de passageiros por meio da recuperação e da ampliação dessa malha. 
A destinação de recursos para o modal ferroviário, advindos do acordo da Vale e da renovação antecipada de concessões ferroviárias, também são temas que permanecem na agenda e devem pautar os debates da comissão.
 
Essa será a terceira instalação da Comissão Pró-Ferrovias. O grupo atuou em 2018 e, depois, entre 2019 e 2020. O relatório final do último período traz, além do balanço das atividades, mudanças importantes na estrutura do governo e na legislação. 
Uma das conquistas foi a criação da Superintendência de Transporte Ferroviário, pelo Governo do Estado, a partir de uma emenda apresentada pela Comissão Pró-Ferrovias ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Também foi feito um grande diagnóstico do setor por meio do Plano Estratégico Ferroviário.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp